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Título: Desenvolvimento de metodologia para inspeção de soldas MAG em componentes automotivos por imagens de raios X industrial
Título(s) alternativo(s): Development of methodology for inspection of MAG welding in automotive components by industrial X-ray images
Autor(es): Soares, Cristiane Maciel
Orientador(es): Godoi, Walmor Cardoso
Palavras-chave: Solda e soldagem - Inspeção
Ensaios não-destrutivos
Indústria automobilística
Radiografia - Qualidade da imagem
Processamento de imagens
Radiologia - Aplicações industriais
Solder and soldering - Inspection
Nondestructive testing
Automobile industry and trade
Radiography - Image quality
Image processing
Radiology - Industrial applications
Data do documento: 31-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOARES, Cristiane Maciel. Desenvolvimento de metodologia para inspeção de soldas MAG em componentes automotivos por imagens de raios X industrial. 2021. Dissertação (Mestrado em Física e Astronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Considerando que os ensaios não destrutivos (END) por radiografia computadorizada (RC) possuem grande potencial de aplicação no setor industrial automotivo, uma vez que os processos de controle de qualidade dos componentes automotivos e, em especial, componentes estruturais das carrocerias dos automóveis são rigorosos e devem cumprir os critérios de aceitação pré-estabelecidos em normas, objetivou-se o desenvolvimento de uma proposta de metodologia utilização de ensaios radiográficos nos componentes automotivos da carroceria e Escapamento, empregando a técnica de radiografia computadorizada. Para tal fim, fez-se necessário estudos sobre a otimização do arranjo radiográfico, bem como simulações em corpos de prova com defeitos simulando descontinuidades e inspeção de amostras reais de componentes automotivos contendo regiões soldadas. Analisaram-se também imagens radiográficas digitais do banco de imagens GDXray, no qual foi aplicado técnicas de segmentação de imagens, com o objetivo de destacar e delimitar o cordão de soldas MAG e suas descontinuidades. Utilizando-se da manipulação das imagens do banco de dados, empregaram-se os mesmos processos nas imagens adquiridas nos ensaios radiográficos, totalizando 25 amostras das quais extraíram-se 28 cordões de solda tipo MAG. Por fim, confrontaram-se as técnicas atuais de inspeção versus a técnica de ensaio proposta, com o intuito de propor uma metodologia de ensaios, para este tipo de aplicação e utilização nas montadoras do Brasil. Dos 28 cordões de solda analisados, 12 possuíam descontinuidades identificadas como porosidades e trincas, 100 % das descontinuidades foram segmentadas corretamente (verdadeiro positivo), ou seja, não foram identificadas imagens segmentadas como falso positivo, o que permite concluir que a metodologia proposta mostrou-se adequada a demanda, onde podem-se estimar as limitações, confiabilidade e repetibilidade do processo.
Abstract: Analyzing that non-destructive tests (END) by computerized radiography (RC) have great potential for application in the automotive industrial sector, since the quality control processes of automotive components and, in particular, previous components of automobile bodies are rigorous and must meet the acceptance criteria pre-defined in standards, the aim was to develop a proposal for a methodology using radiographic tests on automotive components of the bodywork and exhaust, using the technique of computerized radiography. For this purpose, studies on the optimization of the radiographic arrangement were necessary, as well as simulations in specimens with defects simulating discontinuities and real inspections of automotive components containing welded regions. Digital radiographic images from the image bank GDXray were also analyzed, he was not qualified as an image supply technician, with the aim of highlighting and delimiting the MAG weld bead and its discontinuities. Using the manipulation of the images from the database, the same processes were used in the images acquired in the radiographic tests, totaling 25 of which 28 MAG weld beads were extracted. Finally, the current application techniques versus the proposed testing technique were compared, with the intention of proportioning the testing methodology, for this type of application and use in automakers in Brazil. Of the 28 sales cords, 12 had discontinuities identified as porosities and cracks, 100 % of the discontinuities were correctly segmented (true positive), images segmented as false positive were not identified, which allows according to demand, where they can be estimated as process limitations, reliability and repeatability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25686
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