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dc.creatorVasconcelos, Fredimir Alex-
dc.date.accessioned2021-08-05T18:32:59Z-
dc.date.available2021-08-05T18:32:59Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Fredimir Alex. Fake news das eleições de 2018: entre a cultura isolada e a influência eleitoral. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25667-
dc.description.abstractThe massification of social networks became an important variable in electoral processes, relevant to studies and reflections: the spread of false content through new media, fake news. In Brazil, this issue became strong in the 2018 presidential election campaign. So this paper seeks to analyze the historical, political, economic, social, linguistic and technological contexts which allowed the spread of fake news as part of the constitution national process. The characteristics of Brazil that appears in fake news is what it is expected to bring up. The study justify itself by mobilize cultural and linguistic aspects inserted in a reality of technological tools capable of effecting individualized communication on a large scale. Among the points surveyed, are the content and language of the messages, mainly those that aimed to reaffirm prejudices regarding the social conquests of movements and organized civil society during the third millennium, identity guidelines and religious issues. So, “isolated” here is the portion of the population that, while maintaining characteristics of the “popular”, by Barbero (1997), shows as conservative aspects and strong influence of the mass sensationalist media, but diverges from the “popular” defended in works related to social movements and other social demand groups. The analysis is related to the construction of networks to reach millions of voters and distribute messages, mainly through the WhatsApp application, in the cyberculture times. It is expected to collaborate in the understanding of the phenomenon and to propose questions for deeper studies of the phenomenon in Language Studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectPresidentes - Brasil - Eleições, 2018pt_BR
dc.subjectInternet nas campanhas eleitoraispt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectPresidents - Brazil - Elections, 2018pt_BR
dc.subjectInternet in political campaignspt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.titleFake news das eleições de 2018: entre a cultura isolada e a influência eleitoralpt_BR
dc.title.alternative2018 elections fake news: between the “isolated” culture and electoral influencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCom a massificação das redes sociais, a disseminação de conteúdos falsos por meio das novas mídias, as fake news, passou a ser uma variável importante em processos eleitorais, pertinente a estudos e reflexões. No Brasil, este assunto repercutiu nacionalmente na campanha da eleição presidencial de 2018. Neste sentido, este trabalho busca analisar os contextos histórico, político, econômico, social, linguístico e tecnológico que permitiram a disseminação de fake news como parte do processo de constituição nacional; as características do Brasil que se apresentam nas fake news é o que se espera trazer à tona. Tal estudo se justifica por este assunto mobilizar aspectos culturais, históricos e linguísticos inseridos numa realidade de ferramentas tecnológicas capazes de efetivarem a comunicação individualizada em grande escala. Entre os pontos pesquisados estão os conteúdos e a linguagem das mensagens, principalmente as que tiveram como objetivo reafirmar preconceitos quanto a conquistas sociais de movimentos e sociedade civil organizada durante o terceiro milênio, pautas identitárias e questões religiosas. Neste sentido, denomina-se de “isolada” a parcela da população que, mantendo características do “popular”, de Barbero (1997), como aspectos conservadores e forte influência dos meios massivos sensacionalistas, divergem do “popular” defendido em trabalhos relativos a movimentos sociais e outros grupos de reivindicação social. A análise é relacionada à construção das redes para atingir milhões de eleitores e distribuir mensagens, principalmente pelo aplicativo WhatsApp, nestes tempos de cibercultura. Espera-se, com esta pesquisa, por meio de revisão bibliográfica (BERGER e LUCKMAN, 2004; CARVALHO, 2002; CASTELLS, 2015; FAORO, 2011; LEVITSKY e ZIBLATT, 2018; SOUZA, 2019; e outros), análise de conteúdos e entrevistas, colaborar na compreensão do fenômeno e propor questionamentos para um aprofundamento do fenômeno nos Estudos de Linguagens.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9005901690310487pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-2133pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8914-2133pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2682254281407504pt_BR
dc.contributor.referee3Messagi Junior, Mario-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2140-9919pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4383178946789940pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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