Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25662
Título: | Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula |
Título(s) alternativo(s): | Mathematical knowledge for teaching mobilized by a teacher in the context of lesson study |
Autor(es): | Rodrigues, Silmara Ribeiro |
Orientador(es): | Elias, Henrique Rizek |
Palavras-chave: | Professores - Formação Conhecimento e aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Prática de ensino Teachers, Training of Knowledge and learning Mathematics - Study and teaching Student teaching |
Data do documento: | 10-Jun-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | RODRIGUES, Silmara Ribeiro. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo identificar e analisar os subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental durante um ciclo de Estudo de Aula. A pesquisa é de cunho qualitativo e de natureza interpretativa, realizada no contexto de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e intitulado Formação Continuada em Matemática para Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse projeto, cuja intenção foi trabalhar de forma colaborativa por meio do Estudo de Aula, o grupo constituía-se de professores formadores, estudantes de mestrado e professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental que ensinam Matemática na rede municipal de ensino de Londrina – PR. Ao longo de 2019, foram realizados oito encontros presenciais, mas esta pesquisa analisa somente até o terceiro encontro do grupo, período que envolveu um ciclo completo de Estudo de Aula, composto pelo planejamento, pelo desenvolvimento e pela análise (individual e coletiva) de uma aula. A pesquisa está fundamentada no quadro teórico do Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) proposto por Deborah Ball e colaboradores. O foco das análises desta pesquisa esteve nos subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados pela professora Maria, que aceitou desenvolver a aula, planejada no grupo, com sua turma de 5º ano. Os dados analisados na pesquisa foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo dos três encontros presenciais do grupo, pela observação participante da pesquisadora e seu diário de bordo nesses encontros, por gravação em vídeo da aula desenvolvida pela professora Maria e por gravação em áudio de uma reflexão individual dessa professora. As análises, divididas em nove Episódios, mostram que quase todos os subdomínios do MKT foram mobilizados pela professora Maria, sendo os subdomínios do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, do Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes e do Conhecimento Especializado do Conteúdo os mais evidenciados. Concluímos que todas as etapas do ciclo do Estudo de Aula apresentaram potencial para mobilizar subdomínios do MKT e que certos aspectos parecem ter favorecido isso, tais como: o uso de tarefas matemáticas desafiadoras, a abordagem de ensino pautada no ensino exploratório, o trabalho colaborativo no planejamento e análise da aula, o uso de tarefas organizadas pelos formadores para promover a discussão coletiva entre os participantes durante a análise das aulas. Com base nisso, enquanto Produto Educacional resultante desta pesquisa de mestrado profissional, foi proposto um conjunto de Tarefas de Aprendizagem Profissional a partir das análises aqui empreendidas e que consideramos ter potencial para promover o desenvolvimento do MKT de professores em formação inicial ou continuada. |
Abstract: | The present dissertation is aimed to identify and analyze the subdomains of Mathematical Knowledge for Teaching, mobilized by a teacher of the early years of Elementary School during a Lesson Study cycle. The research is qualitative and interpretative in nature, carried out in the context of an extension project developed at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) and entitled Continuing Education in mathematics to teachers of the initial years of Elementary School. In this project, whose intention was to work collaboratively through Lesson Study, the group consisted of teachers educator, master's degree students and teachers of the 4th and 5th grades of elementary school who teach Mathematics in the municipal school system of Londrina - PR. Throughout 2019, eight face-to-face meetings were held, but this research analyzes only up to the third meeting of the group, a period that involved a complete Lesson Study cycle, composed of the planning, development and analysis (individual and collective) of a class. The research is based on the theoretical framework of Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) proposed by Deborah Ball and collaborators. The focus of this research analysis was on the subdomains of Mathematical Knowledge for Teaching mobilized by the teacher Maria, who agreed to develop the lesson, planned by the group, with her 5th grade class. The data analyzed in this research were produced through audio and video recordings of the three face-to-face group meetings, by the researcher's participant observation and her logbook of these meetings, by video recording of the lesson developed by Maria and by audio recording of an individual reflection of this teacher. The analyses, divided into nine Episodes, show that almost all subdomains of MKT were mobilized by Teacher Maria, with the subdomains of Knowledge of Content and Teaching, Knowledge of Content and Students, and Specialized Content Knowledge being the most evident. We conclude that all stages of the Lesson Study cycle presented potential to mobilize subdomains of MKT and that certain aspects seem to have favored this, such as: the use of challenging mathematical tasks, the teaching approach based on exploratory teaching, the collaborative work in lesson planning and analysis, the use of tasks organized by the trainers to promote collective discussion among participants during lesson analysis. Based on this, as an Educational Product resulting from this professional masters research, a set of Professional Learning Tasks was proposed based on the analyses undertaken here and that we consider to have potential to promote the MKT development of teachers in initial or continued training. |
Descrição: | Acompanha: Desenvolvendo o conhecimento matemático para o ensino de frações por meio de tarefas de aprendizagem profissional. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25662 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf | 6,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf | 4,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons