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dc.creatorRodrigues, Bethânia Avila-
dc.date.accessioned2021-08-04T15:07:24Z-
dc.date.available2021-08-04T15:07:24Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Bethânia Avila. Índice de monitoramento para políticas públicas em sistemas alimentares sustentáveis. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25655-
dc.description.abstractThis thesis aims to develop an index for monitoring public policies aimed at promoting healthy and sustainable food systems that contribute to food and nutritional security. Initially, a bibliographic survey of the methods of assessing food and nutritional security was carried out, followed by an analysis of how much family agricultural activity is contained in these mechanisms. The second step involved the application of Methodi Ordinatio to survey a bibliographic portfolio on the three central themes of this thesis 'Food and Nutritional Security', 'Rural Development', 'Public Policies'. The next step was the reading of files to survey indicators, descriptors and criteria that would compose the model. It was decided to apply the multicriteria method Simple Additive Weighting - SAW for the indicators calculation. Finally, in order to make it possible to apply the model in the Agroindicator Software, the structure of the model consists of three levels, being: meso­index, indicator and descriptor. The initial indicator protocol has 3 meso­indices, 20 indicators and 111 descriptors. The elements that make up this index were evaluated by specialists for the insertion of new indicators and/or descriptors and their weighting. With the indicators and descriptors weights attribution, the model was applied in 32 cities in Paraná, selected by the help of the typology of Citizenship Territories and grouped according to their size by number of inhabitants. It was found that, in general, the cities have a satisfactory index, with the meso­index with the best performance being that of structuring family farming, while the meso­indexes for sustainable production and regular supply had a lower performance. Thereby, it is conclude that the measurement parameters of public policies in sustainable food systems do not consider in depth all the dimensions involved, as well as they do not consider the intermediate element for the operationalization of these policies, which are the municipal managers. In addition, it is concluded that concerns about the FNS situation will still remain among the priorities for political action, as the international, national and state levels bold goals outlined are still far from being fully met.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAlimentos - Indicadorespt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectFood - Directoriespt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectFood securitypt_BR
dc.subjectRural developmentpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.titleÍndice de monitoramento para políticas públicas em sistemas alimentares sustentáveispt_BR
dc.title.alternativeMonitoring index for public policies on sustainable food systemspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem o objetivo de desenvolver um índice de monitoramento de políticas públicas voltadas à promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis que contribuem para a segurança alimentar e nutricional. Inicialmente, foi realizado o levantamento bibliográfico dos métodos de avaliação de segurança alimentar e nutricional, seguido da análise sobre o quanto a atividade agrícola familiar está contida nestes mecanismos. O segundo passo compreendeu a aplicação do Methodi Ordinatio para levantamento de um portfólio bibliográfico acerca dos três temas centrais desta tese ‘Segurança Alimentar e Nutricional’, ‘Desenvolvimento Rural’, ‘Políticas Públicas’. A etapa seguinte consistiu na leitura dos arquivos para levantamento de indicadores, descritores e critérios que passariam a compor o modelo. Para o cálculo dos indicadores optou­-se pela aplicação no método multicritério Simple Additive Weighting - SAW. Por fim, para possibilitar a aplicação do modelo no Software Agroindicator, a estrutura do modelo é composta por três níveis, sendo: mesoíndice, indicador e descritor. O protocolo inicial de indicadores conta com 3 mesoíndices, 20 indicadores e 111 descritores. Os elementos que compõem este índice passaram por avaliação de especialistas para inserção de novos indicadores e/ou descritores e ponderação dos mesmos. Tendo a atribuição dos pesos dos indicadores e descritores, o modelo foi aplicado em 32 municípios paranaenses, selecionados com o auxílio da tipologia dos Territórios da Cidadania e agrupados de acordo com o seu porte por número de habitantes. Contatou-­se que, em geral, os municípios apresentam índice satisfatório, sendo que o mesoíndice com melhor desempenho é o de estruturação da agricultura familiar, enquanto os mesoíndices produção sustentável e abastecimento regular apresentaram desempenho inferior. Com isso, podemos concluir que os parâmetros de mensuração de políticas públicas em sistemas alimentares sustentáveis não consideram em profundidade todas as dimensões envolvidas, bem como não consideram o elemento intermediário para operacionalização dessas políticas, que são os gestores municipais. Ademais, conclui­-se que as preocupações com a situação de SAN ainda se manterão entre as prioridades de ação política, pois as ousadas metas traçadas em âmbito internacional, nacional e estadual ainda se encontram longe de serem completamente atendidas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0810-5758pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5833544156456663pt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-3675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844979052853050pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-3675pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844979052853050pt_BR
dc.contributor.referee2Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee3Pagani, Regina Negri-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-2655-6424pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472869600330564pt_BR
dc.contributor.referee4Moura, Reidy Rolim de Moura-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6170-3074pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5449233930427672pt_BR
dc.contributor.referee5Boef, Walter Simon de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-7498-0246pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9252861936152935pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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