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Título: Emprego de dispositivo portátil no ensino de química: determinação de cloro residual livre em água potável
Título(s) alternativo(s): Use of portable device in chemistry teaching: determination of free residual chlorine in drinking water
Autor(es): Rosar, Leandro
Orientador(es): Flores, Éder Lisandro de Moraes
Palavras-chave: Smartphones
Água - Qualidade - Medição
Controle de qualidade de água
Water quality - Measurement
Water quality management
Data do documento: 3-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROSAR, Leandro. Emprego de dispositivo portátil no ensino de química: determinação de cloro residual livre em água potável. 2020. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática a execução de uma atividade de pesquisa/prática, com os (as) alunos (as) do segundo ano “A” do ano letivo de 2019 do Colégio Estadual Tiradentes Ensino Fundamental e Médio, município de Umuarama estado do Paraná, atividade esta, que visa o controle da qualidade da água potável, que impactam diretamente nas condições de saúde da população. Para isso, os discentes foram divididos em 5 (cinco) grupos, de seis integrantes cada, a formação do (s) grupo (s) ficou a critério dos (as) alunos (as). Então, foi executada em sala, uma serie de análises colorimétrica, para determinar a concentração de cloro livre residual em água potável, baseada na reação com o DPD (dialquil – 1,4 – fenilenodiamino ou N,N-dietil-p-fenileno-diamina), conforme adaptação das metodologias oficiais, com o auxílio de um aplicativo para smartphone denominado Photometrix UVC®, em um Ambiente de Luz Controlada – ALC, e a partir de padrões previamente produzidos. Baseado no confronto dos valores obtidos, pelo aplicativo Photometrix UVC® em Ambiente de Luz Controlada com o aparelho de referência, o Clorímetro Hanna Instruments – HI701 Free Chlorine®, verificou-se que a atividade prática, foi efetiva para identificar o Cloro Residual Livre das amostras analisadas, e a atividade se demostrou totalmente viável a ser executada em sala de aula e com a economia de reagente, devido a adaptação no método de análise. Vale salientar, que todas as amostras analisadas, trazidas pelo discentes, atendiam a legislação vigente que estabelece concentrações mínimas de cloro em água potável para consumo humano.
Abstract: This work had as its theme the execution of a research / practice activity, with the students of the second year “A” of the 2019 academic year of the Colégio Estadual Tiradentes Elementary and High School, municipality of Umuarama state of Paraná, this activity, which aims to control the quality of drinking water, which directly impact the health conditions of the population. For this, the students were divided into 5 (five) groups, of six members each, the formation of the group (s) was at the discretion of the students. Then, a series of colorimetric analyzes was performed in the room to determine the concentration of residual free chlorine in drinking water, based on the reaction with DPD (dialkyl - 1,4 - phenylenediamine or N, N-diethyl-p-phenylene- diamina), according to the adaptation of official methodologies, with the aid of a smartphone application called Photometrix UVC®, in a Controlled Light Environment - ALC, and based on previously produced standards. Based on the comparison of the values obtained by the Photometrix UVC® application in a Controlled Light Environment with the reference device, the Hanna Instruments Chlorimeter - HI701 Free Chlorine®, it was found that the practical activity was effective to identify the Free Residual Chlorine of the samples analyzed, and the activity proved to be totally feasible to be carried out in the classroom and with reagent savings, due to the adaptation in the analysis method. It is worth mentioning that all the samples analyzed, brought by the students, met the current legislation that establishes minimum concentrations of chlorine in drinking water for human consumption.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25646
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