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Título: Práticas pedagógicas no ensino de controle biológico de insetos-praga em sistemas agroecológicos
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practice on biological control of pestinsects in agroecological systems
Autor(es): Souza, Vilmar Acorde de
Orientador(es): Silva, Everton Ricardi Lozano da
Palavras-chave: Entomologia
Ecologia agrícola
Educação
Entomology
Agricultural ecology
Education
Data do documento: 5-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SOUZA, Vilmar Acorde de. Práticas pedagógicas no ensino de controle biológico de insetos-praga em sistemas agroecológicos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: A Pedagogia da Alternância e as Casas Familiares Rurais buscam, a partir da realidade da agricultura familiar/camponesa, a formação integral do sujeito (homem do campo) e o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem, ligando o saber ao fazer, conhecimentos empíricos e teóricos, trabalho e estudo. O Controle Biológico de insetos-praga na agricultura é uma alternativa para reduzir ou mesmo substituir o uso de inseticidas químicos sintéticos, que vem ganhando cada vez mais espaço como uma alternativa eficiente e sustentável. Contudo, tal conhecimento ainda é pouco difundido entre os produtores rurais. Nesse contexto, a educação e a formação do agricultor se torna uma ferramenta indispensável para construção de um novo paradigma e modelo de produção agrícola sustentável. Assim, o objetivo deste trabalho foi de promover a difusão do conhecimento e formação técnica e científica para alunos da casa familiar rural, na área de Entomologia e Controle Biológico de insetos-praga, por meio de aulas teóricas e práticas. A pesquisa foi realizada na escola do Campo, Casa Familiar Rural (CFR), em São Jorge D´Oeste, com 21 alunos, na faixa etária de 15 a 19 anos, matriculados na 2° e 3° séries do Curso Técnico em Agroecologia. A metodologia focou no pluralismo metodológico que enfatiza o uso de diferentes modalidades didáticas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa qualitativa, quantitativa e avaliativa por meio de anásise de pré e pós-questionário. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas distintas: aplicação do pré-questionário semi-estrururado; aula teórica de Entomologia e Controle Biológico; aula prática no Laboratório de Entomologia; aula teórica de Controle Biológico e aplicação do pós-questionário. Utilizou-se diferentes ferramentas metodológicas didático pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem como aula expositiva-dialogada, discussões e ilustrações, três momentos pedagógicos e aula prática, as quais possibilitaram um bom aproveitamento dos temas de Entomologia e Controle Biológico de insetos-praga pelos participantes. Notou-se que ouve assimilação dos temas e conteúdos propostos, e mudança na percepção e nas Representações Sociais dos participantes em relação aos insetos. Constatando assim que o pluralismo metodológico é a ferramenta mais adequada para o ensino de Entomologia e Controle Biológico de insetos-praga.
Abstract: The Pedagogia de Alternância e as Casas Familiares Rurais [Alternation Pedagogy and Rural Family Houses] seek, from the reality of familiar/country agriculture, the integral formation of the subject (the rural man) and learning-teaching improvement, connecting the knowledge to doing, empirical and theoretical knowledge, work and study. Biological Control of pest-insects in agriculture is an alternative to reduce and even substitute the use of chemical and synthetic pesticides, has been earning space as an efficiently and ecofriendly alternative. However, such knowledge is still not very widespread among rural producers. In this context, the agriculture education and formation becomes a fundamental tool for constructing a new paradigm and model of sustainable agricultural production. Therefore, the objective of this work was to promote the dissemination of scientific and technical knowledge to students of the rural family home, in Entomology and Biological Control of pest-insects area, through theoretical and practical lessons. The research was carried out in a country school, Casa Familiar Rural (CFR - Rural Family House), in São Jorge D’Oeste, with 21 students between 15 and 19 years of age enrolled in the second and third year of Agroecology Technical Course. The methodology focused on methodological pluralism which emphasis the use of different didactic modalities. The research was developed through qualitative, quantitative and evaluative research through pre-and post-questionnaire analysis. The work was developed in four distinct stages: application of a semi-structured pre-questionnaire; Entomology and Biological Control theoretical class; practical class at the Entomology Laboratory; Biological Control theoretical class and application of a post-questionnaire. The use of different didactic pedagogical methodological tools in the teaching-learning process as an expository dialogued class, discussions and illustrations, the three pedagogical moments and practical class allowed the participants to make good application of the subjects of Entomology and Biological Control of pest-insects. Comprehension of proposed themes and content was noticed, as well as a change in the participants’ perception and social representations related to insects. Thus, methodological pluralism is the most appropriate tool to teach Entomology and Biological Control of pest-insects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25642
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