Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25641
Título: Adaptações curriculares e avaliativas para aluno com deficiência visual
Título(s) alternativo(s): Curricular adaptations and evaluations for students with visual disabilities
Autor(es): Furtuna, Regina
Orientador(es): Boeno, Rosangela Maria
Palavras-chave: Biologia
Educação inclusiva
Professores de crianças com deficiência
Biology
Inclusive education
Teachers of children with disabilities
Data do documento: 28-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: FURTUNA, Regina. Adaptações curriculares e avaliativas para aluno com deficiência visual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar como ocorrem as adaptações curriculares e avaliativas desenvolvidas com um aluno com deficiência visual na disciplina de Biologia em um colégio de Educação Básica de um município do Sudoeste do Paraná. Utilizou-se pesquisa de campo e bibliográfica de cunho qualitativo, sendo que os instrumentos foram questionário para o professor de biologia e entrevista semiestruturada para o professor da sala de recurso multifuncional e para o aluno com deficiência visual. Para análise dos dados, fez-se o levantamento das informações coletadas, seguindo-se da análise das mesmas. Embasaram esta pesquisa muitos autores referenciados sobre a temática central, bem como os principais documentos norteadores a respeito da inclusão escolar. Como resultados, constatou-se que as ações dos professores envolvidos nesta pesquisa e da escola estão se encaminhando para um processo de inclusão escolar com este aluno cego, porém, não foi possível aplicar a entrevista ao referido aluno.
Abstract: The present work aims to analyze how the curricular and evaluative adaptations developed with a visually impaired student in the discipline of Biology in a Basic Education school in a municipality in the southwest of Paraná occur. Qualitative field and bibliographic research was used, and the instruments were a questionnaire for the biology teacher and a semi-structured interview for the teacher of the multifunctional resource room and for the visually impaired student. For data analysis, the collected information was surveyed, followed by their analysis. This research was based on many referenced authors on the central theme, as well as the main guiding documents regarding school inclusion. As a result, it was found that the actions of the teachers involved in this research and the school are moving towards a process of school inclusion with this blind student, however, it was not possible to apply the interview to that student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25641
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2020_1_03.pdf926,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.