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dc.creatorMendes, Rubia Carla-
dc.date.accessioned2021-07-21T20:19:42Z-
dc.date.available2021-07-21T20:19:42Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationMENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614-
dc.description.abstractThe vulnerability and lack of opportunities for a significant part of the world's population generates large-scale social inequality. Therefore, it is essential that inclusive and innovative actions are conducive to equality and social development. Social Businesses prioritize social development and balance society. The Critical Success Factors address the elements necessary for the success of an organization. In view of this, the present work aims to propose a tool for prioritizing the Critical Success Factors in Social Businesses, with the purpose of accelerating the social transformation movement and generating significant changes in the culture related to the business world. For this, a systematic literature review was conducted using the Methodi Ordinatio methodology to contextualize the issues addressed by this research. Thirtyfive articles were selected and a Bibliometric Analysis of the studies was performed. After that, a Content Analysis involving the Nvivo [trade mark] software was performed in order to identify the Macro Critical Success Factors, Critical Success Factors of Social Businesses and their variables. After identifying these factors, a validation tool was built to prioritize the Critical Success Factors of Social Businesses, which was applied to 10 Social Businesses operating in the Brazilian market. The data obtained were validated through the AHP (Analytic Hierarchy Process) method and the Likert scale. The results of the research can be considered anchors for several strategic, operational and financial requirements of Social Businesses. The practice of management and measurement, as the protagonists in the field of Social Business become familiar with and use the Critical Success Factors and their variables, brings balance and a solid base for structuring these businesses. With this, strategies are developed throughout the life of these enterprises, which aim to make them consistent and socially responsible, with positive social impacts, structured to maintain their longevity in the competitive market, and mainly, to create opportunities for these businesses to accomplish their purpose before their social mission.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSucesso nos negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectSuccess in businesspt_BR
dc.subjectSocial entrepreneurshippt_BR
dc.subjectSocial responsibility of businesspt_BR
dc.titlePriorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociaispt_BR
dc.title.alternativePrioritization of critical success factors in social businesspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4399-5939pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8510264578349963pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Joseane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Betim, Leozenir Mendes-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062554268717065pt_BR
dc.contributor.referee1Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee2Raiher, Augusta Pelinski-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9542-0689pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2807884379340559pt_BR
dc.contributor.referee3Puglieri, Fabio Neves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8929-2171pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0823246960773759pt_BR
dc.contributor.referee4Betim, Leozenir Mendes-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8062554268717065pt_BR
dc.contributor.referee5Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee5IDhttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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