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Título: Consumo e aceitação das variedades de queijo emmental e minas frescal
Título(s) alternativo(s): Consumer acceptance and emmental cheese variety and minas frescal
Autor(es): Martynychen, Dayana Elisa Kubiak
Ribeiro, José Augusto Silva
Silva, Vinicius Pirini
Orientador(es): Beninca, Cleoci
Palavras-chave: Queijo - Variedades
Queijo - Fabricação
Satisfação do consumidor
Cheese - Varieties
Cheesemaking
Consumer satisfaction
Data do documento: 11-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MARTYNYCHEN, Dayana Elisa Kubiak; RIBEIRO, José Augusto Silva; SILVA, Vinicius Pirini. Consumo e aceitação das variedades de queijo emmental e minas frescal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: O mercado de queijos possui um extenso número de consumidores em todas as regiões. Segundo pesquisas, no Brasil 60% da produção de queijos obedece aos padrões de Inspeção do SIF e 40% dos produtores permanecem na informalidade. A pesquisa de mercado é o instrumento ideal para o bom desenvolvimento das empresas, pois elas se modificam juntamente com as exigências dos consumidores. Análise sensorial e pesquisas on line são algumas das ferramentas disponíveis para avaliar o grau de satisfação e exigências desses consumidores. A tendência de consumo entre um queijo fino e um queijo comum é discutida neste trabalho através da análise sensorial, sendo verificada a aceitabilidade das variedades dos queijos emmental e minas frescal. De acordo os resultados obtidos, conclui-se que os consumidores em geral apresentam forte tendência ao consumo destas duas variedades de queijos, sendo ambas aprovadas por estes. Conforme resultados da pesquisa on line, 53% dos participantes conhecem os dois queijos, mas 43% conhecem apenas o queijo minas frescal. Assim, percebe-se que o queijo minas frescal têm ampla aceitação e está sendo inserido de maneira significativa na cultura da população. O queijo emmental, tem necessidade de maior divulgação e apreciação, com maior produção e menores preços para estimular e diversificar o consumo de queijos pela população e ampliar as vendas.
Abstract: The cheese market has a large number of consumers in all regions. According to research in Brazil 60% of cheese production meets the standards of Inspection of SIF and 40% of producers remain informal. Market research is the ideal instrument for the successful development of businesses, because they change with the demands of consumers. Sensory analysis and research are some of the online tools available to assess the degree of satisfaction and requirements of consumers. The trend of consumption among a fine cheese and a cheese common in this work is discussed by sensory analysis, and verified the acceptability of varieties of emmental and minas frescal. According the results, it is concluded that consumers generally have a strong tendency to consumption of these two types of cheese, both of which are approved by them. As results of the online survey, 53% of the participants know the two cheeses, but only 43% know frescal minas cheese. Thus, it is clear that the minas cheese frescal have wide acceptance and is being inserted in a meaningful way in the culture of the population. The emmental, needs wider dissemination and appreciation, with higher production and lower prices to stimulate and diversify the consumption of cheese by the population and boost sales.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25552
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