Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25526
Título: | Metodologias ativas de aprendizagem e a teoria da carga cognitiva para a construção de caminhos no ensino de programação de computadores |
Título(s) alternativo(s): | Active learning methodologies and the cognitive load theory in building paths for teaching computer programming |
Autor(es): | Berssanette, João Henrique |
Orientador(es): | Francisco, Antonio Carlos de |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Programação (Computadores) Ensino - Metodologia Prática de ensino Inovações educacionais Active learning Computer programming Teaching - Methodology Student teaching Educational innovations |
Data do documento: | 21-Jun-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | BERSSANETTE, João Henrique. Metodologias ativas de aprendizagem e a teoria da carga cognitiva para a construção de caminhos no ensino de programação de computadores. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
Resumo: | Em virtude da relevância dos computadores para a sociedade, tem-se notabilizado o fomento das habilidades relacionadas à programação de computadores. Entretanto, aprender a programar computadores não é uma tarefa simples, tampouco trivial, pois a programação é uma habilidade altamente cognitiva, a qual requer múltiplos domínios. Por isso, a literatura evidencia que o processo de ensino/aprendizagem de programação de computadores tem se constituído um desafio para professores e estudantes, ocasionando elevados níveis de insucesso. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a contribuição de uma abordagem pedagógica baseada na associação de Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Teoria da Carga Cognitiva para o ensino de programação de computadores, a partir das perspectivas dos docentes. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de métodos mistos com docentes das áreas de Computação, Informática e afins, que lecionam matérias relacionadas à programação de computadores. Os dados foram obtidos a partir de uma formação continuada, por intermédio de questionários, atividades, registros de participações e/ou interações dos docentes participantes. A análise dos dados apurados tem como escopo as perspectivas dos docentes participantes dessa formação quanto à abordagem pedagógica proposta. Os resultados obtidos mostram que, nas perspectivas dos docentes participantes, a abordagem pedagógica proposta contribui para auxiliar e orientar o docente na organização didático-pedagógica do processo de ensino/aprendizagem e no planejamento e estruturação das aulas, alinhando esse processo às capacidades de assimilação dos estudantes, de forma a ampliar a contextualização dos conteúdos e conceitos que, por sua vez, aumentam a satisfação, a motivação, o interesse, o envolvimento, o engajamento e o protagonismo dos discentes. Ademais, verificou-se que a associação proposta de Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Teoria da Carga Cognitiva têm um potencial sinérgico, uma vez que essas metodologias podem ser mais efetivas ou, ainda, aperfeiçoadas, a partir dos conceitos da teoria da carga cognitiva, possibilitando um ponto de equilíbrio entre os benefícios da participação ativa dos estudantes e os custos relacionados à maior carga cognitiva envolvida. Com isso, depreende-se que, nas perspectivas dos docentes, a abordagem pedagógica proposta tem potencial para contribuir significativamente para o ensino de programação de computadores, por meio do suporte teórico e metodológico, propiciando o desenvolvimento de práticas educativas adequadas, alinhadas à educação contemporânea e às necessidades e capacidades dos aprendizes. Essas práticas são condizentes com a redução dos insucessos no aprendizado de programação. |
Abstract: | Given the current relevance of computers for society, a drive towards enhancing computer programming related skills has become noticeable. However, learning to program computers is no simple or trivial task since programming is a highly cognitive skill, requiring mastery of multiple aspects. Thus, literature evidences that the teaching/learning process for computer programming has become a challenge for both, teachers and students, resulting in high levels of unsuccess. The objective of this paper is to evaluate the contribution of a pedagogic approach based on associating Active Learning Methodologies and the Theory of Cognitive Load in teaching computer programming, from the faculty standpoint. To this end, a study of mixed methods was undertaken with faculty from the areas of Computers Sciences, Informatics and other similar, who teach subjects related to computer programming. The data was obtained from a continued qualification, by way of questionnaires, activities, participation and/or interaction records from the participating faculty members. The scope of the analysis of the data obtained is the perspective of the faculty participating in this qualification on the proposed pedagogic approach. The results obtained show that, from the perspective of participating faculty, the proposed pedagogic approach contributes to helping and guiding faculty members in the didactic-pedagogic organization of the teaching/learning process and in planning and structuring classes, aligning this process to the student’s capacity to assimilate, so as to broaden the contextualization of contents and concepts that, in their turn, increase satisfaction, motivation, interest, and involvement, engagement as well as the protagonism of learners. Further, the existence of a synergistic potential in the association proposed between Active Learning Methodologies and the Theory of Cognitive Load was evidenced, given that these methodologies can be more effective or, yet, enhanced, through deploying the concepts of the Theory of Cognitive Load, enabling achieving a balance point between the benefits of active student participation and costs relative to the higher cognitive load involved. This leads to the understanding that, from the faculty standpoint, the pedagogic approach proposed has potential to make a significant contribution to the teaching of computer programming, through technical and methodological support, driving the development of adequate educational practices, aligned to contemporary education and the needs and capacity of learners. These are fitting in reducing the lack of success in learning programming skills. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Construindo “novos” caminhos para o ensino de programação por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem e teoria da carga cognitiva |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25526 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
metodologiasativascargacognitivaensinoprogramacao.pdf | 9,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
metodologiasativascargacognitivaensinoprogramacao_produto.pdf | 21,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons