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dc.creatorMesquita, Lediane-
dc.date.accessioned2021-07-06T00:08:37Z-
dc.date.available2021-07-06T00:08:37Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationMESQUITA, Lediane. Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncional. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25493-
dc.descriptionAcompanha: Jogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas no contexto inclusivopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the use of the mathematical game as a possibility of triggering the learning of arithmetic operations in the Multifunctional Resource Room (MRR). The research is based on the theoretical and methodological foundations of the Teaching Guidance Activity developed by Moura (1996, 2001, 2010), whose assumptions are supported by Vigotski’s Historical Cultural Theory (1997, 2001)) and the Activity Theory proposed by Leontiev (1978, 1983), through the proposition of teaching situations that consider the game as a trigger for learning involving arithmetic operations. Data collection took place with a group of students enrolled in the 6th year of elementary school at a state public college, located in Jaguariaiva and linked to the Multifunctional Resource Room, with the diagnosis of Intellectual Disability. The data analysis occurred through the constitution of isolates, episodes and scenes resulting from the application of the games: Pick- up Sticks, Point to Point and How many is it missing, whose analyzed materials were captured through logbook records, audio recording and records writings of the interventions carried out, it should be emphasized that the meetings took place properly organized in conditions compatible with the scenario of the Covid 19 pandemic. From the analysis of the data, the need to organize adapted strategies that favored the appropriation of the mathematical concepts constructed historically by humanity, such as the use of oral, pictorial and written records, as well as the development of support materials that would facilitate the resolution of the problems proposed in the games. From the perspective of Inclusive Education, this research reveals the need for a teaching organization through games intentionally planned by the teacher, since the student with Intellectual Disability demands content adaptations, counting materials that intervene in intellectual development, in a way that their actions are carried out in the search for the solution of a problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Paranápt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAritmética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectintellectual disabilitypt_BR
dc.subjectSchool children - Paraná (Brazil)pt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectArithmetic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleJogos matemáticos como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em sala de recursos multifuncionalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical games as a possibility of triggering situation for learning arithmetic operations in a multifunctional resource roompt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga o uso do jogo matemático como possibilidade de situação desencadeadora de aprendizagem de operações aritméticas em Sala de Recursos Multifuncional (SRM). A pesquisa baseia-se nos fundamentos teórico-metodológicos da Atividade Orientadora de Ensino desenvolvidos por Moura (1996, 2001, 2010), cujos pressupostos estão sustentados na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski (1997, 2001), e na Teoria da Atividade proposta por Leontiev (1978, 1983), por meio da proposição de situações de ensino que consideram o jogo como desencadeador de aprendizagem envolvendo as operações aritméticas. A captação de dados se deu com um grupo de estudantes matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual, situado em Jaguariaíva e vinculados à Sala de Recursos Multifuncional, com o diagnóstico de Deficiência Intelectual. A análise das informações ocorreu por meio da constituição de isolados, episódios e cenas decorrentes da proposição dos jogos: Pega Varetas, Ponto a Ponto e Quanto Falta, cujos materiais analisados foram captados por meio de registros em diário de bordo, gravação em áudio e registros escritos das intervenções realizadas, cabendo ressaltar que os encontros ocorreram devidamente organizados em condições compatíveis com o cenário da pandemia Covid 19. Da análise dos dados depreendeu-se a necessidade de organização de estratégias adaptadas que favorecessem a apropriação dos conceitos matemáticos construídos historicamente pela humanidade, tais como o uso de registros orais, pictóricos e escritos, bem como a elaboração de materiais de apoio que facilitassem a resolução dos problemas propostos nos jogos. Na perspectiva da Educação Inclusiva, esta pesquisa revela a necessidade de uma organização de ensino por meio de jogos intencionalmente planejados pelo docente, uma vez que o estudante com Deficiência Intelectual demanda de flexibilizações e adaptações de conteúdos e materiais que intervenham no desenvolvimento intelectual de modo que suas ações sejam realizadas na busca da solução de um problema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000000209539438pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1464681323661102pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flavia Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Fabiana Fiorezi de Marco-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7126-5626pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Flavia Dias de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0586-433Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8842427306157704pt_BR
dc.contributor.referee3Goncalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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