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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25478
Título: | Análise da eficiência dos pavimentos permeáveis de blocos de concreto intertravados em Campo Mourão-PR para controle de escoamento pluvial |
Título(s) alternativo(s): | Interlocking concrete pavers permeable efficiency analysis for rainfall flow control in Campo Mourão-PR |
Autor(es): | Pinto, Vitor Campiolo Manoel |
Orientador(es): | Souza, Paula Cristina de |
Palavras-chave: | Blocos de concreto Pavimentos de concreto Drenagem Águas pluviais Concrete blochs Pavements, Concrete Drainage Rain-water (Water-supply) |
Data do documento: | 28-Jun-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | PINTO, Vitor Campiolo Manoel. Análise da eficiência dos pavimentos permeáveis de blocos de concreto intertravados em Campo Mourão-PR para controle de escoamento pluvial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. |
Resumo: | A crescente urbanização das últimas décadas tem alterado de forma significativa o ciclo hidrológico nos centros urbanos, pois aumenta o coeficiente de escoamento superficial, diminui a infiltração e gera um grande aumento de vazões máximas. Com isso, surgem problemas de drenagem nas cidades, tais como, alagamentos e problemas erosivos em finais de emissários. É possível perceber que os sistemas tradicionais de drenagem têm se mostrado muitas vezes ineficazes, evidenciando a necessidade de estudos de novas soluções. Com o intuito de apresentar uma solução mais sustentável e assertiva para o município de Campo Mourão-PR, este estudo tem como objetivo de avaliar o controle do escoamento por meio de um dispositivo de infiltração, a partir da utilização de pavimentos permeáveis. Para isso, realizou-se os experimentos no campus de Campo Mourão da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Nesta área foram realizados os ensaios de infiltração e textura do solo. Foi construído um simulador de chuva e executou-se três superfícies: blocos de concreto permeável, blocos de concreto e solo natural. Em cada superfície foram simuladas precipitações máximas baseadas na curva IDF da cidade de Campo Mourão. A partir do volume de chuva projetado e do volume escoado recolhido, foi possível calcular o coeficiente de escoamento superficial para cada superfície. Mediante a análise da taxa de infiltração do solo e dos coeficientes de escoamento superficial gerados, é possível afirmar que os blocos de concreto são uma solução viável para controle de escoamento, levando em consideração as condições locais encontradas no campus da UTFPR de Campo Mourão-PR, o que tornaria o ciclo hidrológico mais próximo da condição de pré-urbanização. |
Abstract: | The increasing urbanization in the last decades has significantly altered the hydrological cycle in urban centers, increasing the runoff coefficient, reducing infiltration and generating a great increase in flow volume. As a result, urban drainage problems arise, such as flooding and erosion problems at the end of the pipeline. Therefore, it is possible to note that drainage systems were ineffective, evidencing the need for new solution studies. With the objective of presenting a more sustainable and assertive solution for the municipality of Campo Mourão in the state of Paraná (PR), this work aims to evaluate the flow control through an infiltration device, through permeable pavements. To this end, the experiments were carried out at the Federal Technological University of Paraná Campo Mourão campus. In this area, soil infiltration and texture tests were performed. A rainfall simulator was built and three surfaces were tested: permeable concrete paver, concrete paver and natural soil. On each surface, the maximum precipitation was calculated based on the city’s IDF curve. From the volume of precipitation projected and the drained volume collected, it was possible to calculate the runoff coefficient for each specific surface. By analyzing the infiltration rate and the flow coefficients generated, it is possible to state that permeable pavements is a viable solution for flow control, taking into account the UTFPR campus’s local conditions, rendering the hydrological cycle closer to a pre-urbanization condition. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25478 |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
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