Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ariane Oliveira e | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T14:03:59Z | - |
dc.date.available | 2021-06-30T14:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ariane Oliveira e. Análise da segurança de pedestres e ciclistas no trajeto da Rua Miguel Luís Pereira à UTFPR-CM e proposta de melhoria. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25424 | - |
dc.description.abstract | In Brazil, the urban transport prioritizes motor vehicles to the detriment of pedestrians and cyclists, putting the lives of the most fragile elements in danger. This kind of urban transport has proved to be impracticable, because the more the cars, the more the air pollution and also the more congestion. To change this scenario, the use of bicycle must be encouraged by having a safe and comfortable place for the cyclist to ride. Thus, the present work brings a case study in the path between the Irmaos Pereira Avenue and the UTFPR in Campo Mourao, a path used by students and also by residents of neighbourhoods close to the university, that have to cross a highway to get to their destination. In analysing this case, it was noticed that there is no safe displacement for pedestrians and cyclists from the town centre to the university. This work brings forward a proposal to fix the safety problem in the area, after analyse the local conditions and make a bibliographic research on the theme. Besides that, this work also intends to encourage a change in current transport model to a more sustainable one, showing the many advantages of the bicycle as a means of transportation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciclistas | pt_BR |
dc.subject | Pedestres | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Ruas | pt_BR |
dc.subject | Segurança no trânsito | pt_BR |
dc.subject | Cyclists | pt_BR |
dc.subject | Pedestrians | pt_BR |
dc.subject | City traffic | pt_BR |
dc.subject | Streets | pt_BR |
dc.subject | Traffic safety | pt_BR |
dc.title | Análise da segurança de pedestres e ciclistas no trajeto da Rua Miguel Luís Pereira à UTFPR-CM e proposta de melhoria | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No Brasil, o transporte urbano tende a priorizar os veículos motorizados em detrimento de pedestres e ciclistas, colocando a vida dos últimos, que são os elementos mais frágeis no trânsito, em risco. Esse modelo de transporte urbano vem se mostrando cada vez mais inviável, pois com o aumento no número de veículos, aumentou-se também a emissão de gases poluentes e o congestionamento. Neste contexto deve-se estimular o uso da bicicleta, sendo necessário um local apropriado para que os ciclistas se sintam confortáveis e seguros. Assim, o presente trabalho realiza um estudo de caso no trajeto entre a Av. Irmãos Pereira e a UTFPR campus de Campo Mourão, caminho utilizado pelos alunos e também por moradores de bairros adjacentes ao campus, que necessitam transpor uma rodovia para chegar ao seu destino. Ao analisar esse caso, foi percebido que não há possibilidade de deslocamento seguro para pedestres e ciclistas do centro da cidade até a universidade. O trabalho apresenta uma proposta na tentativa de sanar o problema com segurança, após analisar as condições do local e de estudo bibliográfico sobre o tema. Além disso, este trabalho tem também a intenção de contribuir para uma mudança no modelo atual de transporte com a adoção de práticas sustentáveis e apresentando ainda vantagens da bicicleta sobre o veículo automotor. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.contributor.referee1 | Kurta, Valdomiro Lubachevski | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de | - |
dc.contributor.referee3 | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::TECNICAS DE PLANEJAMENTO E PROJETO URBANOS E REGIONAIS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
segurancapedestresciclistasrua.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.