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Campo DCValorIdioma
dc.creatorViola, Lucas Henrique-
dc.date.accessioned2021-06-29T21:58:44Z-
dc.date.available2021-06-29T21:58:44Z-
dc.date.issued2021-05-14-
dc.identifier.citationVIOLA, Lucas Henrique. A evasão no curso de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do paraná, câmpus Londrina. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25423-
dc.description.abstractOne of the main problems faced in courses that train teachers, as is the case of the Degree in Chemistry course at the Federal Technological University of Paraná, Londrina campus, has been the issue of dropouts. Understood as an academic absenteeism, it happens when a student for various reasons drops out of a course, leading to a definitive withdrawal. In this evasion circle there is a social abyss that ends up inhibiting the student's education, causing losses for everyone. The number of students entering Higher Education increases every year, mainly due to the creation of new public policies, such as the Unified Selection System (SiSU) and the University for All Program (Prouni), programs that have made access to higher education universal. Given this reality, the objective was to identify the causes that led to the dropout of students from the Degree in Chemistry course, UTFPR, Londrina campus, in order to analyze and propose actions to avoid this problem in the institution. The quantitative and qualitative research was of a basic, descriptive and explanatory nature, as for the procedures, it was a field survey. The participants who answered an online form of the dissertative type (Google forms) were academics who dropped out of the referred course, in the period between the first semester of the year 2015 until the second semester of the year 2019, totaling 28 academics. The data obtained were structured and discussed according to Bardin's content analysis. The current paradigm in society focuses on the conception that students who enter undergraduate courses, when they experience problems about the teaching profession, end up dropping out. However, the results obtained confirm that this information is not entirely true, because the majority of those who dropped out stated that they had chosen to study a degree in chemistry, primarily because they liked chemistry, wanted to be teachers and had an affinity with the content of this subject in high school. The analysis of the answers allowed us to identify that the main reasons that led the students who dropped out of the course were lack of interest, difficulties in learning and in reconciling studies with other activities. They also attributed that some experiences during graduation contributed to the dropout, the main ones being the difficult/complicated subjects, the lack of preparation of some teachers, which ended up demotivating the students and consequently cooperated with the dropout process, and also personal, health and financial problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectChemistry - Education, higherpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectCollege dropoutspt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleA evasão no curso de licenciatura em química da Universidade Tecnológica Federal do paraná, câmpus Londrinapt_BR
dc.title.alternativeEvasion in the chemistry degree course at the Federal Technological University of Paraná, Londrina campuspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUm dos principais problemas enfrentados em cursos que formam professores, como é o caso do curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina, tem sido a questão da evasão. Entendida como um absenteísmo acadêmico, ela acontece quando um aluno por motivos diversos abandona o curso, acarretando um desligamento definitivo. Nesse círculo de evasão há um abismo social que acaba inibindo a formação do aluno, ocasionando perdas para todos. O número de discentes que ingressam no Ensino Superior aumenta a cada ano, principalmente pela criação de novas políticas públicas, como o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), programas esses que tornaram o acesso ao ensino superior mais universal, por consequência, observa-se também um aumento nos índices de evasão. Perante essa realidade, o objetivo foi identificar as causas que levaram a evasão de discentes do curso de Licenciatura em Química, UTFPR, câmpus Londrina, a fim de analisar e propor ações que evitem esse problema na instituição. A pesquisa quantitativa e qualitativa foi de natureza básica, descritiva e explicativa, quanto aos procedimentos foi o de levantamento de campo - Survey. Os participantes que responderam um formulário on-line do tipo dissertativo (Google forms) foram acadêmicos que evadiram do referido curso, no período compreendido entre o primeiro semestre do ano de 2015 até o segundo semestre do ano de 2019, totalizando 28 acadêmicos. Os dados obtidos foram estruturados e discutidos conforme a análise de conteúdo de Bardin. O paradigma vigente na sociedade, concentra-se na concepção de que alunos que ingressam em cursos de modalidade licenciatura, ao vivenciarem problemáticas acerca da profissão docente, acabam se evadindo. No entanto, os resultados obtidos confirmam que essa informação não é totalmente verdadeira, porque a maioria dos evadidos afirmaram ter escolhido cursar a Licenciatura em Química, primeiramente, porque gostam de Química, queriam ser professores e possuíam afinidade com os conteúdos dessa disciplina no ensino médio. A análise das respostas permitiu identificar que os principais motivos que levaram os alunos evadidos a sair do curso, foram o desinteresse, dificuldades de aprendizado e de conciliar estudos e demais atividades, também atribuíram que algumas vivencias durante a graduação, contribuiu para a evasão, as principais foram terem tido matérias difíceis/complicadas, a falta de preparo de alguns professores o que acabou desmotivando os alunos e por consequência cooperou com o processo de evasão, e também problemas pessoais, de saúde e financeiro.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Márcia Camilo-
dc.contributor.referee1Figueiredo, Márcia Camilo-
dc.contributor.referee2Stevanato, Alessandra-
dc.contributor.referee3Camilo, Suseli Cristiane Alves-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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