Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLunardi, Eliane Maria-
dc.date.accessioned2021-06-28T14:25:21Z-
dc.date.available2021-06-28T14:25:21Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationLUNARDI, Eliane Maria. Sequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25406-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to report the development of an educational product (EP) for the teaching of school physics with students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, aiming at the promotion of specific skills in Natural Sciences and their respective technologies and of essential skills in the field of Linear Kinematics. The EP was developed based on the theory of significant learning and developed with the application of the TeachingSequence (TS) and Blended Learning (BL) as active teaching methodologies. TSactivities were programmed with the objective of promoting the development of specific skills for the student to identify and apply basic concepts of Newtonian Mechanics in their daily lives. The EP was experienced and tested with the participation of students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, enrolled and frequent in a public educational institution, located in the state of Paraná. The results of the application of PE in teaching practice were assessed qualitatively and quantitatively. The results of the practical application of the EP indicate that the activities programmed in TScan be successfully applied to other classes of students inthe 6th year of Elementary School, Cycle II, including the possibility of applying the EP as an introductory strategy in teaching the contents of the kinematics, usually included in the planning of the discipline of Natural Sciences in the last year of Elementary School, Cycle II.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.titleSequência didática com diferentes abordagens de conceitos de cinemática para alunos do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching sequence with different approaches ofkinematics concepts for students in the 6th year of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO propósito dessa dissertação é relatar o desenvolvimento de um produto educacional(PE)destinado para o ensino da física escolar com estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, objetivando a promoção de competências específicas em Ciências da Natureza e suas respectivas tecnologias e de habilidades essenciais no campo da Cinemática Linear. O PE foi elaborado com base na teoria de aprendizagem significativa e desenvolvido com aplicação da Sequência Didática (SD) e Ensino Híbrido (EH) como metodologias ativas de ensino. As atividades da SD foram programadas com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades específicas para o aluno identificar e aplicar conceitos básicos da Mecânica Newtoniana no seu cotidiano. O PE foi experienciado e testado com a participação de estudantes do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II,matriculados e frequentes em uma instituição pública de ensino, localizada no Estado do Paraná. Os resultados da aplicação do PE na prática docente foram avaliados quali-quantitativamente. Os resultados da aplicação prática do PE indicam que as atividades programadas na SD podem ser aplicadas com sucesso a outras turmas de alunos do 6ºano do Ensino Fundamental, Ciclo II, incluindo a possibilidade de aplicação do PE como uma estratégia introdutória no ensino dos conteúdos da Cinemática, habitualmente contemplados no planeamento da disciplina de Ciências da Natureza do último ano do Ensino Fundamental, Ciclo II.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0535638781626662pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Ramos da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0158-1279pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859177293482871pt_BR
dc.contributor.referee2Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee3Coelho, Jaziel Goulart-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9386-1042pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0298932683600051pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cinematicaensinofundamental.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cinematicaensinofundamental_produto.pdf561,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.