Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTafarel, Jaqueline Andreia-
dc.date.accessioned2021-06-28T14:03:59Z-
dc.date.available2021-06-28T14:03:59Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationTAFAREL, Jaqueline Andreia. Luz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegos. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25405-
dc.description.abstractThis paper presents a proposal for teaching Physics aiming theeducational inclusion of visually impaired students, in order to affect the process of teaching and learning the concept of Light as an electromagnetic wave. For this reason, we consider that the visually-impaired students have the same resources as the other students, since the propagationof the electromagnetic wave is not “visualized”, but its effects are perceived by different senses, not only through the vision. To this end, an educational product was developed with tactile -visual-auditory teaching resources, which can contribute to the learning of all students, visually impaired or visionaries, according to the proposal of multisensory didactics. These resources are indicated in a didactic pedagogical proposal that is presented as a text to support the teacher. This proposal, as it is indicated to be developed, was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and Vygotsky's Interactionism. Although it is a pedagogical proposal for the teacher, it should be noted that all didactic resources developed were applied and validated by two visually-impairedstudents from public schools in a southwestern county in the state of Paraná. The validation was positive for all resources, and the students pointed outthat they contribute effectively for learning the intendedphysical concepts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTeoria eletromagnéticapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectElectromagnetic theorypt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.titleLuz além da escuridão - uma proposta de ensino da natureza ondulatória da luz para alunos cegospt_BR
dc.title.alternativeLight beyond darkness - a proposal for teaching the wave nature of light to visually impaired studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de ensino de Física voltada à inclusão educacional de alunos deficientes visuais no intuito de efetivar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de Luz como onda eletromagnética. Para isso consideramos que o deficiente visual está na mesma condição das pessoas que enxergam, pois a propagação da onda eletromagnética não é “visualizada”, mas seus efeitos são percebidos por diferentes sentidos, não somente através da visão. Neste intuito, foi desenvolvido um produto educacional com recursos didáticos táteis –visuais –auditivos, que possam contribuir para a aprendizagem de todos os alunos, deficientes visuais ou videntes, de acordo com a proposta da didática multissensorial. Estes recursos estão indicados numa proposta didático pedagógica que está apresentada como um texto de apoio ao professor. Essa proposta, na forma como está indicada para ser desenvolvida, foi embasada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e no Interacionismo de Vygotsky. Apesar de ser uma proposta pedagógica para o professor, salienta-se que todos os recursos didáticos desenvolvidos foram aplicados e validados por duas alunas cegas de escolas públicas de um município da região sudoeste do estado do Paraná. A validação foi positiva para todos os recursos, e as alunas salientaram que os mesmos contribuem de forma efetiva para a aprendizagem dos conceitos físicos pretendidos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3995642068025122pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0001-9975-5443pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716812005513548pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee1Dalmolin, Fabrício Tronco-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9975-5443pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716812005513548pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350749822007916pt_BR
dc.contributor.referee3Ferrao, Luiz Fernando de Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1294-8707pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7246198992739011pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoluzalunoscegos_produto.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoluzalunoscegos.pdf6,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.