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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Murakami, Flavia de Fátima Emi | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T14:35:24Z | - |
dc.date.available | 2021-06-25T14:35:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.citation | MURAKAMI, Flavia de Fátima Emi. Análise da resistência à tração de barras corroídas por meio de ensaios acelerados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25396 | - |
dc.description.abstract | The corrosion of reinforcement in reinforced concrete is one of the most important problems related to the durability of concrete. Corrosion causes the bar to mostly alter its mechanical performance. The ductility of the steel bar is indispensable, because it makes a structure safe when susceptible to collapse, guaranteeing a warning in case of rupture. Thus, the objective of the work is to perform an analysis of the effects of corrosion on the mechanical properties of corroded reinforcements through accelerated tests. The corrosion of the reinforcement of the present study, occurs by electrochemical action, with punctiform shape, that is, localized wear in the pits-shaped armature. The method used in the study consists basically of 24 cylindrical test specimens with a diameter of 50 mm and a height of 340 mm, the steel bars are 8 mm in diameter and 300 mm in length, the acceleration of corrosion occurred through the use of a solution of 3.5 g / L NaC1, justified because it is similar to the concentration of salt in sea water, current application through a source, in the times of 1,3,5, and 7 days, and finally the tensile test was performed. The mass variation, degree of corrosion, maximum stress and final elongation of the corroded bars were analyzed. The results show that corrosion directly affects the ductility properties. Since the mass variation and the degree of corrosion showed a great variation in the data, even in short periods of time. The final elongation showed a difference of 3 % to 11.5 % when compared to the control group and the mean maximum tension in relation to the control group had a percentage reduction from 5.96 % to 31.81 %, for the times of 1 and 7 days. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Concreto armado | pt_BR |
dc.subject | Aço - Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Vida útil (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Reinforced concrete | pt_BR |
dc.subject | Steel - Corrosion | pt_BR |
dc.subject | Service life (Engineering) | pt_BR |
dc.title | Análise da resistência à tração de barras corroídas por meio de ensaios acelerados | pt_BR |
dc.title.alternative | Resistance analysis to traction of corrugated bars by accelerated experiments | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A corrosão de armaduras no concreto armado é um dos problemas mais decorrentes relacionados a durabilidade do concreto. A corrosão faz com que a barra altere principalmente seu desempenho mecânico. A ductilidade da barra de aço é indispensável, por fazer com que uma estrutura tenha segurança quando suscetível a colapso, garantindo um aviso prévio em caso de ruptura. Mediante a isso, o objetivo do trabalho é realizar uma análise dos efeitos da corrosão nas propriedades mecânicas de armaduras corroídas através de ensaios acelerados. A corrosão das armaduras do presente estudo, ocorre por ação eletroquímica, com forma puntiforme, ou seja, desgaste localizado na armadura com formato de pites. O método utilizado no estudo consiste basicamente na fabricação de 24 corpos de prova cilíndricos com diâmetro de 50 mm e altura de 340 mm, as barras de aço são de 8 mm de diâmetro e 300 mm de comprimento, a aceleração da corrosão ocorreu por meio da utilização de uma solução de 3,5 g/L de NaCl, justificada por ser semelhante a concentração de sal na água do mar, aplicação de corrente por meio de uma fonte, nos tempos de 1,3,5,e 7 dias, e por fim realizou-se o ensaio de tração. Foram analisados a variação de massa, grau de corrosão, tensão máxima e alongamento final das barras corroídas. Os resultados obtidos mostram que a corrosão afeta diretamente as propriedades de ductilidade. Sendo que a variação de massa e o grau de corrosão mostraram uma grande variação nos dados, mesmo em curtos períodos de tempo. O alongamento final apresentou diferença de 3% a 11,5%, quando comparado ao grupo de controle e a tensão máxima média em relação ao grupo de controle teve uma redução percentual de 5,96% a 31,81%, para os tempos de 1 e 7 dias. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Balestra, Carlos Eduardo Tino | - |
dc.contributor.referee1 | Savaris, Gustavo | - |
dc.contributor.referee2 | Fakhye, Rodnny Jesus Mendoza | - |
dc.contributor.referee3 | Balestra, Carlos Eduardo Tino | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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