Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoes, Rosangela Siqueira Pinheiro de-
dc.date.accessioned2021-06-23T21:20:16Z-
dc.date.available2021-06-23T21:20:16Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationGOES, Rosangela Siqueira Pinheiro de. As funções psicológicas superiores e a motivação no estudo das informações nutricionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25363-
dc.descriptionAcompanha: Jogo Nutri Saber: informações nutricionais.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation presentes a research based on the development of the educational product called: “Nutri Saber” game, used as a didactic tool in the study of the componentes of nutritional information on food product labels, by students of the third semestre of the Tchnical Course in Nutrition and Dietetics of a state college in the north of Paraná. As a research, we tried to study how the use of the game can fvor the mobilization of the FPS (Higher Psychological Functions) and Motivation, based on Vygotsky’s assumptions on the subject. The results of this study were obtained quantitatively in the first place and, later, deepened by qualitative research. It covered na audience of 30 youg and adult students from that technical course, containing the following steps: diagnostic evaluation, development and application of the game, evaluation and interview. The main results include the aprova of the didactic game by the students, the practical verification of signs of mobilization of the FPS and Motivation from the application of the game, in addition to the intrinsic relationship betwee the FPS and the Motivation identified by the emerging categories. Thus, it was inferred, from the results presented, that such mobilizations collaborate for a better understanding of the contente covered in a didactic game.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPsicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearning, Psychology ofpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectNutritionpt_BR
dc.titleAs funções psicológicas superiores e a motivação no estudo das informações nutricionaispt_BR
dc.title.alternativeThe superior psychological functions and motivation in the study of nutritional informationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma pesquisa a partir do desenvolvimento do produto educacional denominado: jogo “Nutri Saber”, utilizado como ferramenta didática no estudo dos componentes das informações nutricionais de rótulos de produtos alimentícios, por alunos do terceiro semestre do Curso Técnico em Nutrição e Dietética de um colégio estadual do norte do Paraná. Como pesquisa, procurou-se estudar de que forma a utilização do jogo pode favorecer a mobilização das FPS (Funções Psicológicas Superiores) e da Motivação, tomando por base os pressupostos de Vygotsky sobre o tema. Os resultados desse estudo foram obtidos de forma quantitativa em primeiro lugar e, posteriormente, aprofundados pela pesquisa qualitativa. Abrangeu um público de 30 alunos jovens e adultos do referido curso técnico, contendo as seguintes etapas: avaliação diagnóstica, desenvolvimento e aplicação do jogo, avaliação e entrevista. Como principais resultados destacam-se a aprovação do jogo didático por parte dos alunos, a constatação prática de indícios de mobilização das FPS e da Motivação a partir da aplicação do jogo, além da intrínseca relação entre as FPS e a Motivação identificadas pelas categorias emergentes. Desta forma, inferiu-se, a partir dos resultados apresentados, que tais mobilizações colaboram para melhor compreensão do conteúdo abordado em jogo didático.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482115986766912pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee2Beluce, Andrea Carvalho-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7581-7045pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866354105692640pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, João Paulo Camargo de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2920342714457251pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Miriam Cristina Covre de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6473-196Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917720842785856pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
funcoespsicologicasinformacoesnutricionais.pdf8,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
funcoespsicologicasinformacoesnutricionais_produto.pdf5,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons