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dc.creatorBenghi, Felipe Marx-
dc.date.accessioned2021-06-22T22:26:39Z-
dc.date.available2021-06-22T22:26:39Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.identifier.citationBENGHI, Felipe Marx. Visual analytics e outlying aspect mining: contextualização de anomalias considerando questões temporais e multidimensionais. 2020. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25358-
dc.description.abstractOutlying Aspect Mining (OAM) is a new way of handling outliers that, instead of focusing solely on the detection, also provides an explanation for the abnormal status. For this purpose, a subspace of attributes considered as the most relevant for understanding the sample outlying aspects is presented. There are many challenges associated with the application of OAM, such as combinatorial explosion of the search space and ability to compare metrics calculated for subspaces with different dimensionalities. Even só, listing a group of attributes is not sufficient for a human specialist to comprehend the situation and take the necessary actions. A higher-level, visual approach can improve the process by providing better cognitive clues to experts. Here we describe the application of an OAM technique in a fault detection problem for locomotives. Based on the experience obtained in this use case, we proposed and developed a Visual Analytics platform for the processing and representation of data in a user-friendly interface. A novelty available on this platform are parallel coordinates plots that also display temporal multidimensional data. Such representation tries to circumvent human visual system limitations and helps the outlier investigation. To explore and validate the applicability of the developed tool, the locomotive operation use case is employed again.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLocomotivaspt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectAnalítica visualpt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectAmostragem (Estatística) - Anomaliaspt_BR
dc.subjectÁrvores (Teoria dos grafos)pt_BR
dc.subjectLocomotivespt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.subjectVisual analyticspt_BR
dc.subjectHuman-computer interationpt_BR
dc.subjectSampling (Statistics) - Abnormalitiespt_BR
dc.subjectTrees (Graph theory)pt_BR
dc.titleVisual analytics e outlying aspect mining: contextualização de anomalias considerando questões temporais e multidimensionaispt_BR
dc.title.alternativeVisual analytics and outlying aspect mining: contextualization of anomalies considering temporal and multidimensional issuespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOutlying Aspect Mining (OAM) é um novo método para o tratamento de anomalias que, em vez de focar somente na detecção, também fornece uma explicação para o estado anormal. Para tanto, é apresentado um subespaço com os atributos considerados mais relevantes para a compreensão dos aspectos excepcionais da amostra. Existem muitos desafios na aplicação de OAM, como a explosão combinatória do espaço de busca e a habilidade de se comparar métricas calculadas para subespaços com diferentes dimensionalidades. Ainda assim, listar um grupo de atributos não é o bastante para um especialista humano compreender a situação e tomar as medidas necessárias. Uma abordagem visual e de alto nível pode melhorar o processo e fornecer melhores indícios cognitivos para especialistas. Neste trabalho, descrevemos a aplicação de uma técnica de OAM em um problema de detecção de falhas em locomotivas. A partir da experiência adquirida neste caso de uso, propusemos e desenvolvemos uma plataforma de Análise Visual para processamento e apresentação de dados de forma amigável a humanos. Uma novidade disponível nesta plataforma são gráficos de coordenadas paralelas que exibem dados temporais multidimensionais. Esta representação busca contornar as limitações do sistema visual humano e ajuda na investigação de anomalias. Para explorar e validar a usabilidade da ferramenta desenvolvida, o caso de uso de operação de locomotivas é novamente empregado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7066-6559pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103352323761683pt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370301102971417pt_BR
dc.contributor.referee1Santanche, Andre-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1756-4852pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121623021406209pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370301102971417pt_BR
dc.contributor.referee3Delgado, Myriam Regattieri de Biase da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2791-174Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4166922845507601pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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