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dc.creatorVidal, Julia-
dc.date.accessioned2021-06-22T21:46:56Z-
dc.date.available2021-06-22T21:46:56Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.citationVIDAL, Julia. The Midnight Gospel e The Duncan Trussell Tamily hour: um estudo de narrativa transmídia. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25354-
dc.description.abstractUsing the concepts of transmedia storytelling, this research intends to study the works The Duncan Trussell Family Hour (podcast) and The Midnight Gospel (animation) and analyze the transmediatic relation built between them. An analysis regarding the transmediatic expansion process will be made considering the podcast audio edition and its juxtaposition against the visual narratives in order to create the animation. Such study is extremely relevant in an era marked by artistic capitalism and the convergence of the communication media. Transmidiality presents itself as a fundamental condition for the survival of an artwork through its economic success. The chosen methodology is exploratory, based on bibliographic research and interpretative analysis. Authors such as Henry Jenkins, Marsha Kinder and Vicente Gosciola will be used to define the concept of transmedia and its possibilities. The transmediatic structure will be analyzed through a rhizomatic perspective receiving the contribution of Gilles Deleuze and Félix Guatarri. The production models of The Duncan Trussell Family Hour and The Midnight Gospel will be studied considering its intrinsic influence in the narrative possibilities and in order to do só authors that criticize consumerism such as Gilles Lipovetsky, Chul-Byung Han and Anna Kèrchy will be used. The specific language of each medium will also be analyzed. The Duncan Trussell Family Hour will be studied using the perspective of Jessica Abel’s writings on podcast theory. Using Eisenstein’s comprehension of the creation of meaning through conflicting shots, the new ideas created by The Midnight Gospel will be studied through the dialogue between the sound universe and the visual universe creating parallel narratives. The symbolic universe present in the animation and the podcast will be analyzed through the writings of Mircea Eliade, Joseph Campbell, Jean Chevalier and Alain Gheerbrant.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectArte narrativapt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectAnimação culturalpt_BR
dc.subjectIndústria de entretenimentopt_BR
dc.subjectDigital storytellingpt_BR
dc.subjectNarrative artpt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.subjectCultural animationpt_BR
dc.subjectBusiness entertainingpt_BR
dc.titleThe Midnight Gospel e The Duncan Trussell Tamily hour: um estudo de narrativa transmídiapt_BR
dc.title.alternativeThe Midnight Gospel and The Duncan Trussell Family Hour: a study of transmedia storytellingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPartindo dos conceitos de narrativa transmídia, a presente pesquisa estuda o podcast The Duncan Trussell Family Hour e a animação The Midnight Gospel analisando a relação transmidiática estabelecida entre as obras. Para tanto, o processo de expansão transmidiática que ocorre a partir da edição dos áudios do podcast e sua justaposição a narrativas visuais para construção da animação é analisado. Este estudo mostra-se relevante em uma era marcada pelo chamado “capitalismo artista” bem como pela convergência dos meios de comunicação. Notase que a transmidialidade já se apresenta como uma condição fundamental para a sobrevivência da obra de arte a partir de seu sucesso econômico, além de ser um importante fator para o engajamento do público. Desse modo, a metodologia empregada foi a de cunho exploratório, por meio de levantamento bibliográfico e análise interpretativa. Os autores consultados para definir o conceito de transmídia e para analisar suas possibilidades foram Henry Jenkins, Marsha Kinder e Vicente Gosciola. A estrutura transmidiática foi analisada segundo a perspectiva rizomática, a partir da contribuição teórica de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Tendo em vista que os modelos de produção de The Duncan Trussell Family Hour e The Midnight Gospel foram estudados em virtude de sua influência intrínseca nas possibilidades narrativas, autores críticos ao consumismo foram incorporados a esta dissertação (Gilles Lipovetsky, Chul-Byung Han e Anna Kèrchy). Outro ponto analisado refere-se à linguagem específica dos meios. Para analisar The Duncan Trussell Family Hour foram entrelaçados os escritos de Jessica Abel sobre teoria do podcast. A partir da compreensão de Sergei Eisenstein sobre a produção de sentido através do choque da montagem, foram discutidas as novas ideias produzidas em The Midnight Gospel ao criar um diálogo entre o universo sonoro e o visual que desenvolvem tramas paralelas. A partir de Mircea Eliade, Joseph Campbell, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant foram feitas análises do universo simbólico contido no podcast e na animação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4083-2699pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829968027558873pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Camila Augusta Pires de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0522-8114pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750019205710872pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Caetano de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757449325949159pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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