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dc.creatorMachado Filho, Marcelo Correa-
dc.date.accessioned2021-06-22T20:47:40Z-
dc.date.available2021-06-22T20:47:40Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationMACHADO FILHO, Marcelo Correa. Concepção e avaliação experimental de uma bancada estacionária para a análise do rendimento térmico de radiadores de veículos pesados. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25352-
dc.description.abstractAutomotive radiators are heat exchangers used in cooling systems of internal combustion engines of large and small vehicles. Depending on which way the transport of the thermal energy to the radiator´s surrounding occurs, the engine’s efficiency, the exhaust gas emission and the fuel consumption could be influenced. Experimental data of automotive radiator performance, mainly of those installed in heavy duty vehicles, are poorly reported in the literature. In this context, the present work brings the design, assembly and experimental assessment of a stationary bench system to study the thermal performance of a truck´s radiator that uses water heated up to different temperatures to be cooled by using room air crossing at several velocities. Results related to the thermal performance of the radiator were in agreement with simulations obtained from a mathematical model available in the literature as well as with experimental data previously reported by other authors. The experimental apparatus here assembled and tested looks for to contribute in knowing further about the operation of modern radiators that have fins with symmetrical louvers in their configuration, increasing the heat exchange with surroundings and decreasing both the weight and the pressure drop during the passage of the cooling air flow.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPermutadores térmicospt_BR
dc.subjectRefrigeraçãopt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectHeat exchangerspt_BR
dc.subjectRefrigeration and refrigerating machinerypt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectAutomobile industry and tradept_BR
dc.titleConcepção e avaliação experimental de uma bancada estacionária para a análise do rendimento térmico de radiadores de veículos pesadospt_BR
dc.title.alternativeAssembly and experimental assessment of a stationary bench system to study the thermal performance of radiators used in heavy duty vehiclespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoRadiadores automotivos são trocadores de calor utilizados em sistemas de arrefecimento dos motores de combustão interna de veículos de pequeno e de grande porte. Dependendo da maneira como acontece o transporte da energia térmica para o ambiente, os radiadores podem influenciar a eficiência do motor, alterando a composição de gases do efeito estufa e outros poluentes atmosféricos, bem como a economia no consumo de combustível. Dados experimentais do rendimento térmico de radiadores automotivos, principalmente daqueles instalados em veículos pesados, são pouco relatados na literatura. Nesse contexto, o presente estudo projeta, instala e avalia experimentalmente uma bancada estacionária para a análise do desempenho térmico de um radiador de caminhão, utilizando água a temperaturas de entrada variáveis para ser arrefecida com diferentes velocidades da corrente de ar atmosférico. Os resultados do desempenho térmico do radiador testado na bancada estacionária concebida foram confrontados com simulações realizadas a partir de modelo matemático disponível na literatura e com dados experimentais reportados por outros pesquisadores, obtendo-se resultados satisfatórios. A pesquisa contribui no aprofundamento do conhecimento relacionado à caracterização operacional de radiadores modernos, especificamente, daqueles que possuem aletas com venezianas simétricas, uma configuração que reduz o peso, aumenta a troca térmica com o ambiente e diminui a perda de pressão durante o escoamento do ar.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018862034880649pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Thiago Antonini-
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-2950-7377pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0763708094190677pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Behainne, Jhon Jairo Ramirez-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2034-0411pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698157175001504pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Thiago Antonini-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2950-7377pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0763708094190677pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Gerson Henrique dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407596573800004pt_BR
dc.contributor.referee3Behainne, Jhon Jairo Ramirez-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2034-0411pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7698157175001504pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, João Batista Campos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7812-6357pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2164394495032150pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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