Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2534
Título: Um jogo computacional como proposta para o estudo de funções
Título(s) alternativo(s): A computer game as proposed for the study of functions
Autor(es): Adamowicz, Bruna Elizabeth
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Funções (Matemática)
Matemática - Estudo e ensino
Jogos para computador
Motivação na educação
Functions
Mathematics - Study and teaching
Computer games
Motivation in education
Data do documento: 25-Set-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ADAMOWICZ, Bruna Elizabeth. Um jogo computacional como proposta para o estudo de funções. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2015.
Resumo: A Matemática pode ser um tema desafiador para o ensino. Além de características próprias, como formalismo e abstração, a disciplina está associada a uma visão negativa por parte dos alunos, que muitas vezes estão desmotivados e desinteressados. Como consequência, eles são menos focados e envolvidos, obtendo baixos resultados de aprendizagem. Este trabalho apresenta como produto educacional um jogo de computador, projetado e implementado como um recurso auxiliar para a sala de aula. O objetivo é aumentar a motivação dos alunos em relação à disciplina. O conteúdo em estudo é ‘funções do 1º e 2º graus’, para 9º ano do Ensino Fundamental II ou 1º ano do Ensino Médio. O projeto do jogo procurou critérios pedagógicos para apresentar conteúdos na forma de exercícios divertidos para os estudantes. O uso do programa foi observado com relação ao possível impacto sobre a motivação. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio de dois questionários, um demográfico e outro motivacional; uma prova de conhecimentos e; observações in loco. Ele foi testado com alunos do Ensino Médio em um colégio de Ponta Grossa - PR. Os resultados obtidos foram positivos, indicando melhor motivação e atitudes em relação à disciplina.
Abstract: Mathematics can be a challenging subject for teaching. Besides its own characteristics, such as formalism and abstraction, this subject is associated with a negative outlook by the students, who are often unmotivated and uninterested. As a result, they are less focused and involved, obtaining low learning outcomes. This paper presents a computer game as an educational product, designed and implemented as an aid to the classroom work. The goal is to increase students' motivation in relation to the subject. The content of study is 'functions of the 1st and 2nd degree’ for the 9thgrade of elementary school 2 or the 1st year of high school. The design of the game sought pedagogical criteria to display content in the form of fun exercises for the students. The use of the program has been observed regarding the possible impact on motivation. The collection and analysis of data occurred by means of two questionnaires, a demographic and a motivational one; a test of knowledge and; on-site observations. It has been tested on high school students in a school in Ponta Grossa - PR. The results were positive, indicating better motivation and attitudes toward the subject.
Descrição: Acompanha: Produção técnica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2534
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Adamowicz, Bruna Elizabeth_2015.pdf5,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Adamowicz, Bruna Elizabeth_2015_1.zip10,77 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.