Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTonetto, Sonia Regina-
dc.date.accessioned2021-06-21T19:30:20Z-
dc.date.available2021-06-21T19:30:20Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationTONETTO, Sonia Regina. Abordagem no ensino sobre o consumo de alimentos probióticos por adolescentes em idade escolar: uma revisão de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25339-
dc.description.abstractProbiotics consist of supplements based on live microorganisms, with beneficial effects for the balance of the intestinal microbiota. The consumption of probiotics is of greatest importance to human health, since the action of these microorganisms is capable of reversing gastrointestinal disorders, inhibiting some types of carcinogenesis, preserving intestinal integrity, among others. This study aimed to investigate how the theme of probiotics has been approached in the classroom for adolescents through a literature review. For this, a search was performed on the Google Scholar platform for articles published between 1990 and 2020, using the terms "probiotic", "adolescent", "health" and "teaching". From the survey of publications on the inclusion of probiotics in teaching and learning spaces where the target audience is adolescent, it was possible to observe that, despite the relevance of the theme, publications in the area are still scarce. These few publications address the issue of probiotics in teaching, through questionnaires, debates, lectures and games. Thus, after analyzing the articles aimed at teaching, it is concluded that studies on the topic with school-age adolescents should be intensified, using various strategies for learning, beyond the need to publish them as a dissemination of the thematic in this age group.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProbióticospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectProbioticspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.titleAbordagem no ensino sobre o consumo de alimentos probióticos por adolescentes em idade escolar: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeTeaching approach to the consumption of probiotic foods by school-age adolescents: a literature reviewpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoOs probióticos consistem em suplementos a base de microrganismos vivos, com efeitos benéficos para o balanceamento da microbiota intestinal. O consumo de probióticos é de suma importância à saúde humana, uma vez que ação desses microrganismos é capaz de reverter distúrbios gastrintestinais, inibir alguns tipos de carcinogênese, preservar a integridade intestinal, dentre outros. Este trabalho teve como objetivo investigar como a temática probióticos vem sendo abordado em sala de aula para os adolescentes por meio de revisão bibliográfica. Para tal, foi realizada uma busca na plataforma Google Scholar dos artigos publicados entre 1990 e 2020, utilizando-se os termos “probiótico”, “adolescente”, “saúde” e “ensino”. A partir do levantamento das publicações sobre a inclusão da temática probióticos nos espaços de ensino e aprendizado onde o público alvo são os adolescentes foi possível observar que, apesar da relevância do tema, as publicações na área ainda são escassas. Estas poucas publicações abordam o tema probióticos no ensino, através de questionários, debates, palestras e jogos. Desta forma, após análise dos artigos destinados à temática no ensino, conclui-se que os estudos do tema com os adolescentes em idade escolar, devem ser intensificados, utilizando de várias estratégias para o aprendizado, além da necessidade de publicá-los como divulgação da temática nesta faixa etária.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.contributor.referee1Gabiatti, Naiana Cristine-
dc.contributor.referee2Neves, Jacqueline Peixoto-
dc.contributor.referee3Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_52.pdf748,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.