Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25326
Título: STEM como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar em um modelo de produção de energia elétrica
Título(s) alternativo(s): STEM as an interdisciplinary learning tool in an electric energy production model
Autor(es): Ott, Rodrigo Adamczwski
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Energia elétrica
Matemática
Ciência
Electric power
Mathematics
Science
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: OTT, Rodrigo Adamczwski. STEM como ferramenta de aprendizagem interdisciplinar em um modelo de produção de energia elétrica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Esta pesquisa pormenorizou delimitar a metodologia STEM (science, technology, enginnering and mathematics) a fim de caracterizar os passos para sua inclusão no ambiente escolar além de ressaltar sua importância social, desmistificando passos importantes para sua implementação. Para modular os aspectos da aprendizagem nesta metodologia tornou-se necessário estabelecer algumas teorias da aprendizagem que melhor se enquadravam nesta perspectiva, sendo assim a pesquisa abordou primeiramente contextualização do ambiente educacional levantando contribuições da teoria de Piaget, de Vygotsky com a teoria sociocultural e finalizando com as contribuições de Reuven Feurstein em torno da plasticidade cognitiva por meio da mediação. Depois dessas abordagens a partir de leituras sobre o STEM no consórcio chamado Allience STEM mensurou-se todos os aspectos relevantes para a sua implementação, além de um modelo para pôr em prática, enfatizando processos para sua aplicação. Todo o projeto permitiu chegar a conclusão que tal metodologia é possível ser realizado em diferentes realidades apenas seguindo passos epistemológicos.
Abstract: This research detailed delimiting the STEM methodology (science, technology, enginnering and mathematics) in order to characterize the steps for its inclusion in the school environment, besides emphasizing its social importance and demystifying important steps for its implementation.In order to modulate the learning aspects in this methodology it became necessary to establish which learning theories best fit this perspective, thus, the research first addressed contextualization of the educational environment by raising contributions of Vygotsky's and Piaget´s theories with the sociocultural theory and ending with Reuven Feurstein's contributions around cognitive plasticity through mediation. After these approaches from readings about STEM in the consortium called Allience STEM, it was measured all relevant aspects of implementation in addition to a model to put it into practice, emphasizing processes for its application. The whole project allowed us to conclude that such a methodology is possible to be carried out in different realities only by following epistemological steps.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25326
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_49.pdf822,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.