Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Venise Paschoal de-
dc.date.accessioned2017-10-19T19:43:37Z-
dc.date.available2017-10-19T19:43:37Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.citationMELO, Venise Paschoal de. Artemídia: um olhar sobre a arte contemporânea e suas relações sociais quando vista a partir do contexto do jogo. 2017. 180 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2529-
dc.description.abstractThis thesis presents studies about contemporary art embedded in recent technologies, denominated as Media Art, and their possible relations with the game context. Based on a theoretical bibliographic research methodology, to understand and evidence in this trajectory, social interactions possibilities that occur during the spectator participation in this referred artistic proposition, we articulate, in interdisciplinary way, concepts and theories that involve art, technology and society. For this, from the observation of the artistic installations and theirs interaction forms, we identified and analyzed some parameters that contributed to the production of this association between art, game and sociability, so we look more closely at the openness circumstances of the art participation and their interaction to the subject, and to displacement of the Media Art to the urban centers were also seen; moreover, its vocation to interactivity was examined when mediated by technological artifacts, the reason that made us to perceive and consider a look of enchantment and fascination in certain participants, was also observed synesthesia as possibilities of expanding perceptions and stimulating feelings, as well as analyzed deeply the game contextual concepts. In this way, we explain about Media Art, their relation with technologies and aspects that with involve play, fun and entertainment, whose motivation ability was demonstrated both for social interactions and for the instigation of subjects' behavior changes. Therefore, we consider that the possible matches between the game and Media Art, including their forms of interaction and mediation, constitute in some kind of social transformation and sociality production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectArte - Apreciaçãopt_BR
dc.subjectArte - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectArte e tecnologia- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectArt, Modern - 20th centurypt_BR
dc.subjectArt appreciationpt_BR
dc.subjectArt - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectArt and technology- Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleArtemídia: um olhar sobre a arte contemporânea e suas relações sociais quando vista a partir do contexto do jogopt_BR
dc.title.alternativeMedia Art: the social aspects of contemporary art in a game contextpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta estudos sobre a arte contemporânea inserida nas tecnologias, denominada Artemídia, e suas possíveis correspondências com o contexto do jogo. Embasados em uma metodologia de investigação teórico-bibliográfica, na preocupação de entender e evidenciar nesta trajetória, as possibilidades e os tipos de interações sociais que ocorrem durante a participação do espectador nesta referida proposição artística, buscamos articular, de modo interdisciplinar, conceitos e teorias que envolvem arte, tecnologia e sociedade. Para isso, na observação de diversas instalações artísticas em suas formas de interação, identificamos e analisamos alguns parâmetros que contribuíram para a produção desta associação entre arte, jogo e sociabilidade, dentre eles, olhamos com mais proximidade para as circunstâncias da abertura à participação e interação do sujeito na obra de arte, bem como deslocamento da mesma para os centros urbanos; além disso, foi examinada sua vocação à interatividade quando mediada pelos artefatos tecnológicos, fator que abriu passagem para perceber e considerar a provocação para um olhar de encantamento e fascínio em determinados participantes, observamos também as possibilidades de ampliação das percepções e estímulo às sensações de sinestesia, além de analisar mais a fundo os conceitos contextuais do jogo. Desta maneira, explanamos sobre a Artemídia, suas relações com as tecnologias e seus aspectos voltados para a brincadeira, diversão e entretenimento, o que evidenciou sua capacidade de produção de estímulos, tanto para as interações sociais quanto na motivação de mudanças de comportamento dos sujeitos. Deste modo, consideramos que as possíveis correspondências entre o jogo e a Artemídia, bem como suas formas de interação e mediação, podem constituir um estado de transformação social e produção de socialidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8298296522722370pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee2Freitas, Artur Correia de-
dc.contributor.referee3Santos, Luís Carlos dos-
dc.contributor.referee4Silveira, Luciana Martha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Melo, Venise Paschoal_2017.pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.