Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Wilton Gimenes-
dc.date.accessioned2017-10-16T14:21:06Z-
dc.date.available2017-10-16T14:21:06Z-
dc.date.issued2016-08-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, Wilton Gimenes. Inserção de conceitos de dinâmica rotacional no ensino médio através do laboratório não estruturado mediado por videoanálise. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2525-
dc.descriptionAcompanha produtopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the feasibility of transposition didactics of the content of rotational dynamics for high school, using the concepts of the lab not structured mediated by videoanalysis. Among the concepts of dynamic rotational, focused on inertia, kinetic energy and rotational angular momentum. For videoanalysis, we used the software Tracker, to encourage the interaction between the experiments proposed, with the resources of image and video, as well as be familiar to students who participated in the activities. This research was based on the principles of the transposition didactics of José de Pinho Alves Filho, who initially were worked by Chevallard, and skills and abilities identified by the National Curriculum Parameters, as well as in his notes for a restructuring of the teaching of Physics. The research methodology was proposed in order to investigate the feasibility of the process of transposition didactics according the rules proposed by the theoretical framework, through the use of Tracker, in the context of the lab not structured. For this reason, three experimental activities were conducted with students of the second series of high school in a college of the private network of Curitiba. From the analysis of the material produced by students and records of the teacher, it was evidence of learning the theme proposed by being unheard of in high school. In this study, it was found that the viability of the transposition didactics of the content of rotational dynamics for middle school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMomentos de inérciapt_BR
dc.subjectCálculo vetorialpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMoments of inertialpt_BR
dc.subjectVector analysispt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleInserção de conceitos de dinâmica rotacional no ensino médio através do laboratório não estruturado mediado por videoanálisept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNessa dissertação investiga-se a viabilidade de transposição didática do conteúdo de dinâmica rotacional para o ensino médio, utilizando-se dos conceitos do laboratório não estruturado mediado por videoanálise. Dentre os conceitos da dinâmica rotacional, focou-se em de inércia, energia cinética rotacional e momento angular. Para a videoanálise, utilizou-se o software Tracker, por favorecer a interação entre os experimentos propostos, com os recursos de imagem e vídeo, além de ser familiar aos estudantes que participaram das atividades. Esta pesquisa fundamentou-se nos princípios da transposição didática de José de Pinho Alves Filho, que inicialmente foram trabalhadas por Chevallard, e nas competências e habilidades apontadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como nos seus apontamentos para uma reestruturação do ensino de Física. A metodologia de pesquisa foi proposta de modo a investigar a viabilidade do processo de transposição didática segundo as regras propostas pelo referencial teórico, através da utilização do Tracker, no contexto do laboratório não estruturado. Para isso, três atividades experimentais foram realizadas com alunos da segunda série do ensino médio de um colégio da rede particular de Curitiba. A partir da análise do material produzido pelos alunos e registros do professor, procurou-se indícios de aprendizagem do tema proposto, por ser inédito no ensino médio. Nessa pesquisa verificou-se a viabilidade da transposição didática do conteúdo de dinâmica rotacional para o ensino médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5244814592000044pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee3Morais, Edival de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::FISICA MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Barbosa, Wilton Gimenes_2016.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Barbosa, Wilton Gimenes_1_2016.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons