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dc.creatorBielski, Josiane-
dc.date.accessioned2021-06-15T20:35:07Z-
dc.date.available2021-06-15T20:35:07Z-
dc.date.issued2020-09-12-
dc.identifier.citationBIELSKI, Josiane. Contato afetivo com as plantas na educação infantil como contribuição para superar a cegueira vegetal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25238-
dc.description.abstractThe inability to perceive the existence of the plants around them is called “Plant blindness”, which is increasingly present in society is considered one of the threats to the environment. This study aimed to verify and analyze how the teaching-learning process of Botany occurs in a Municipal Center for Early Childhood Education located in the city of Francisco Beltrão-PR, emphasizing the importance of an approach with plants in this age group, in order to contribute to overcoming plant blindness. The work also offers a folder with information and proposals for activities to assist teachers in the development of projects aimed at providing an emotional contact between children and the plant world, given the importance of this link for the formation of the child's personality and approximation with plants. The study had a qualitative nature with participant research. The data were collected through the analysis of documents that govern the pedagogical work, interviews with students and questionnaires for interested teachers. From the results obtained with the collection and analysis of data, it was possible to conclude that the work involving plants, although important, is rare in Early Childhood Education, appearing generally in annual projects with short duration. Therefore, most children have little contact with the plants within the establishment, this being due to the difficulty in adapting the content to the age group, the training of teachers and the infrastructure and resources of the place.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBotânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectBotany - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducation, Preschoolpt_BR
dc.titleContato afetivo com as plantas na educação infantil como contribuição para superar a cegueira vegetalpt_BR
dc.title.alternativeAffective contact with plants in early childhood education as a contribution to overcome plant blindnesspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA incapacidade de perceber a existência das plantas ao seu redor é denominada de “Cegueira vegetal”, cada vez mais presente na sociedade, e tida como uma das ameaças ao meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo verificar e analisar como ocorre o processo ensino-aprendizagem de Botânica em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado na cidade de Francisco Beltrão-PR, enfatizando a importância de uma aproximação com as plantas nesta faixa etária, a fim de contribuir para a superação da Cegueira vegetal. O trabalho também incluiu um folder com informações e propostas de atividades para auxiliar os professores no desenvolvimento de projetos que visam proporcionar um contato afetivo das crianças com o mundo vegetal, devido a importância deste vínculo para a formação da personalidade da criança e aproximação com as plantas. O estudo teve cunho qualitativo com pesquisa participante. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos que regem o trabalho pedagógico, entrevista aos alunos e questionário para os professores interessados. A partir dos resultados obtidos com a coleta e análise de dados, foi possível concluir que o trabalho envolvendo plantas, mesmo sendo importante e estando presente no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, é raro nesse nível de ensino, aparecendo geralmente em projetos anuais com curto prazo de duração. Portanto, a maioria das crianças tem pouco contato com as plantas dentro do estabelecimento, sendo esse fato devido a dificuldade em adaptar o conteúdo a faixa etária, a formação dos professores e a infraestrutura e recursos do local.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee1Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee2Estevan, Daniela Aparecida-
dc.contributor.referee3Ferrari, Fernanda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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