Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25235
Título: Análise das aulas de biologia durante a pandemia de Covid-19 em Dois Vizinhos - PR: um enfoque no ensino de genética
Título(s) alternativo(s): Analysis of biology classes during the COVID-19 pandemic in Dois Vizinhos - PR: a focus on teaching genetics
Autor(es): Silva, Ana Paula da
Orientador(es): Ghisi, Nédia de Castilhos
Palavras-chave: Genética
Biologia
Ensino
Genetics
Biology
Teaching
Data do documento: 5-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SILVA, Ana Paula da. Análise das aulas de biologia durante a pandemia de Covid-19 em Dois Vizinhos - PR: um enfoque no ensino de genética. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tematiza a respeito das aulas a distância de Biologia durante a pandemia de Sars-CoV-2 na cidade de Dois Vizinhos, Paraná. Com o fechamento das escolas, as aulas passaram a serem disponibilizadas no formato remoto e digital. Diante desta mudança, buscou-se analisar o andamento das aulas de Biologia nas turmas do Ensino Médio, e para isto foram aplicados questionários para professores e alunos com a finalidade apresentar a percepção dos entrevistados a respeito das aulas e atividades remotas, em especial os conteúdos de Genética e Evolução. A pesquisa apontou que tanto alunos como professores demonstram estarem pouco satisfeitos. Os professores relatam dificuldades na preparação de aulas remotas sobre genética e se preocupam com o aprendizado dos alunos. Muitos alunos apontaram não receberem ajuda dos pais nos estudos em casa e quando surge uma dúvida, recorrem principalmente a internet. Vários conteúdos de genética foram trabalhados pelos professores para explicar muitas questões relacionadas ao novo coronavírus, evidenciando a sua importância na formação dos alunos. Ao final do trabalho, fica claro o desejo dos alunos de retorno as aulas presenciais e a incerteza de quando acontecerá, mas de algum modo este momento proporcionou o reconhecimento das fragilidades e potencialidades da compilação do ensino a distância com o presencial.
Abstract: This research focuses on distance Biology classes during the Sars-CoV-2 pandemic in the city of Dois Vizinhos, Paraná. With the closing of schools, classes started to be made available in remote and digital format. In view of this change, we sought to analyze the progress of Biology classes in high school classes, and for this, questionnaires were applied to teachers and students in order to present the interviewees' perception about remote classes and activities, especially the contents of Genetics and Evolution. The research showed that both students and teachers demonstrate little satisfaction. Teachers report difficulties in preparing remote classes on genetics and care about student learning. Many students pointed out that they did not receive help from parents in their home studies and when a question arises, they mainly use the internet. Several genetics contents were worked on by the teachers to explain many issues related to the new coronavirus, evidencing its importance in the student training. At the end of the work, it is clear the students desire to return to presential classes and the uncertainty of when it will happen, but somehow this moment provided recognition of the weaknesses and potentialities of the compilation of distance learning with the presential.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25235
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_2.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.