Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Aparecido, Silvane Iurk Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T19:14:23Z | - |
dc.date.available | 2021-06-15T19:14:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
dc.identifier.citation | APARECIDO, Silvane Iurk Lemos. A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25226 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Textos - Gênero | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Texts - Gender | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Children - Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | A importância de se trabalhar com gênero textual na educação infantil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa abordamos sobre a importância do trabalho do gênero textual na educação infantil, explorando a sua diversidade com crianças da faixa etária de cinco e seis anos. Buscando respaldo teórico nos seguintes autores: Marcushi(2007), Bakhtin(1979), Piaget(2004), Cavalcanti(1997) e Rojo(2015) dentre outros. Trata-se de um estudo sobre a história do gênero textual, em conjunto falamos um pouco sobre gênero discursivo. Buscando responder a seguinte questão: Porque não trabalhar com gênero textual com criança de cinco e seis anos? Neste sentido foi realizada uma pesquisa sobre como acontece o desenvolvimento da criança de cinco e seis anos, alfabetização e letramento e foram sugeridas algumas atividades para trabalhar com esta faixa etária específica. Mediante a pesquisa realizada percebemos que se trabalharmos com os gêneros textuais com as crianças já na educação infantil, estamos explorando a imaginação, compreensão, diferenciação e ampliando o conhecimento. O trabalho também aponta que alguns professores apresentam um pouco de dificuldade de trabalhar com os gêneros textuais, por não saber como utilizar o mesmo. Esse trabalho pretende se constituir como instrumento de reflexão, reavaliação e renovação das práticas educativas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee3 | Prim, Cristina de Souza | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_50.pdf | 13,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.