Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Campos, Valéria Hernandorena Monteagudo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T00:22:48Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T00:22:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Valéria Hernandorena Monteagudo de. A literatura em diálogo: uma aproximação entre O velho do restelo, o professor e o aluno do ensino médio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25210 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino - Projetos | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Camões, Luis de, 1524?-1580. Os Lusíadas | pt_BR |
dc.subject | Literature - Study and teaching - Design | pt_BR |
dc.subject | Intertextuality | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | A literatura em diálogo: uma aproximação entre O velho do restelo, o professor e o aluno do ensino médio | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de projeto para o estudo de literatura no ensino médio, com base no episódio do Velho do Restelo, presente no Canto IV da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Para tal, primeiramente, realiza-se uma investigação sobre a importância da intertextualidade para a concretização da leitura qualificada de textos literários, assim como a relevância dos demais aspectos dialógicos presentes nos textos verbais, conforme delimitados por Bakhtin (1995), Kristeva (1969), entre outros. Em seguida, sintetiza-se uma discussão sobre o ensino da leitura no ensino médio e a importância da mediação do professor, como ponte entre autor e leitor. A fim de proporcionar um exemplo prático, realiza-se uma revisão crítica sobre o episódio camoniano, a partir da visão de diferentes estudiosos, como Massaud Moisés (1993), Salvatore D'Onofrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar um projeto que envolve a análise cruzada do discurso do Velho do Restelo com os poemas “Fala do Velho do Restelo ao Astronauta", de José Saramago, e “O Homem, As Viagens", de Carlos Drummond de Andrade. Por fim, a parte prática do projeto consistirá em produções realizadas pelos estudantes com base nas estâncias originais de Camões. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Maurini de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_57.pdf | 37,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.