Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Vagner Luiz da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T00:19:04Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T00:19:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Vagner Luiz da. Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25209 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais on-line | pt_BR |
dc.subject | Computadores e civilização | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Ideology | pt_BR |
dc.subject | Online social networks | pt_BR |
dc.subject | Computers and civilization | pt_BR |
dc.title | Discurso e redes digitais de comunicação: reflexão e ensino | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta uma análise de comentários on-line produzidos a partir de uma publicação na página "Quebrando o tabu", do facebook, no dia 03 de abril de 2020, em que no contexto da pandemia da Covid-19, entram em cena figuras emblemáticas do cenário político brasileiro relacionadas à figura, do então presidente da República. O estudo apresenta como base teórica os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa, baseados nas pesquisas de Michel Pêcheux (1995) e Eni Puccinelli Orlandi (1999, 2007, 2011, 2012 e 2015), bem como nas contribuições de Rüdiger (2013), no que diz respeito as teorias da cibercultura. Discute-se como os sujeitos interpelados, pelo conteúdo da postagem e da notícia de jornal utilizada para ilustrá-la, são levados a produzir comentários em que expressam valores ideológicos de inversão e distorção da realidade, posicionamento político e disputa de classes. A análise desses textos (comentários on-line) busca explicitar como a identificação ideológica dos sujeitos (comentaristas) vão sendo expostas, por meio do discurso produzido em redes sociais digitais de comunicação, como é o caso do facebook. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_56.pdf | 22,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.