Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25208
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Tamara Spindola Pereira Paião | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T00:16:50Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T00:16:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-19 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Tamara Spindola Pereira Paião. Abordagem da análise linguística/semiótica na BNCC: um olhar para o trabalho com as figuras de linguagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25208 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Análise Linguística | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Figuras de linguagem - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Avaliação - Guaramirim (SC) | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) | pt_BR |
dc.subject | Semiotics | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Figures of speech - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - Evaluation - Guaramirim (SC) | pt_BR |
dc.title | Abordagem da análise linguística/semiótica na BNCC: um olhar para o trabalho com as figuras de linguagem | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa a respeito da abordagem de AL/semiótica na BNCC e adequação ao LD, com foco para o ensino-aprendizagem das figuras de linguagem nos anos finais do ensino fundamental, está alicerçada em teóricos como Geraldi (1984), Antunes (2003), Reinaldo e Bezerra (2013), Clare (2002), Paula (2007), Remenche e Rohling (2015), e outros. Ela parte de conceitos de AL, em seguida traça um panorama histórico, donde se vê os objetos de estudo do componente de língua portuguesa nas décadas anteriores até o momento presente; discute os deslocamentos e manutenções no documento normativo da BNCC e esclarece questões imbricadas no estudo dos recursos estilísticos como o ensino dos gêneros e a formação do leitor literário. Sob a fixação de três parâmetros, analisa as cinco habilidades que falam de figura de linguagem, no estudo do corpus. Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista, Traz como resultado um parecer sobre o livro didático adotado este ano pelo governo municipal da cidade de Guaramirim- SC. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_55.pdf | 18,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.