Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Altenburg, Tamara Beims Guañabens | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T00:14:41Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T00:14:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | ALTENBURG, Tamara Beims Guañabens. Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Literatura digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reader - Formation | pt_BR |
dc.subject | Hypertext literature | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.title | Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa-se, com o passar dos anos, o crescente desinteresse dos jovens pela leitura, mas não de qualquer leitura, e sim de textos literários. Sabendo que é função da escola tornar possível o contato com a arte literária, objetiva-se que os estudantes, a partir da leitura de textos literários, tornem-se cidadãos reflexivos, críticos, capazes de transformar o meio em que vivem. Com o avanço da tecnologia, estímulos são recebidos a todo momento; as pessoas estão sempre conectadas ao mundo digital e às redes sociais, o que acaba gerando uma nova forma de absorver as informações recebidas. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um referencial teórico que visa trazer respostas acerca de como estimular o gosto pela leitura por meio da literatura digital, tornando os textos literários mais atrativos para o jovem de hoje. Pensando nas dificuldades apresentadas pelos professores de Língua Portuguesa de escolas municipais em despertar nos estudantes o gosto pela leitura, sugere-se a aplicação de Sequências Didáticas com base na introdução de literatura digital no cotidiano escolar, A intenção é a de que a literatura digital, com todas as ferramentas que utiliza, seja uma forma de despertar prazer nos estudantes pelo ato de ler. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, pois almeja conhecer a parte teórica para que se possa sugerir formas de tornar o ensino aprendizagem de literatura cativante. Com relação à importância da leitura e da literatura, os principais autores utilizados como base para esta pesquisa foram Rildo Cosson (2011), Marisa Lajolo (2018) e Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1988), autoras que contribuíram também em itens como a função da escola e do perfil do leitor. No que diz respeito aos tipos de leitor e à utilização de tecnologias, recorreu-se à Lúcia Santaella (2013) e à Base Nacional Comum Curricular (2018). O termo Sequência Didática (SD) foi conceituado a partir de Dolz et al. (2004) e a metodologia escolhida para as SDs elaboradas foram pensadas aplicando-se a perspectiva rizomática, proposta por Silvio Gallo (2003). As SDs sugeridas foram formuladas com a utilização de literaturas digitais concebidas pelos autores Marcelo Spalding e Sérgio Capparelli. O resultado foram duas SDs propostas, uma para turmas de 6° e 7° Anos e outra para 8° e 9° Anos, as quais podem contribuir para a quebra de paradigma de que os estudantes não se interessam pelo ato de ler literatura. A partir da utilização de literatura digital, é possível que eles percebam que esse tipo de leitura é capaz de proporcionar momentos de muita diversão e reflexão. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee3 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_54.pdf | 20,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.