Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAltenburg, Tamara Beims Guañabens-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:14:41Z-
dc.date.available2021-06-12T00:14:41Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.citationALTENBURG, Tamara Beims Guañabens. Ensino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25207-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura digitalpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader - Formationpt_BR
dc.subjectHypertext literaturept_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de literatura infantojuvenil para estudantes do ensino fundamental II com base no uso de tecnologiaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoObserva-se, com o passar dos anos, o crescente desinteresse dos jovens pela leitura, mas não de qualquer leitura, e sim de textos literários. Sabendo que é função da escola tornar possível o contato com a arte literária, objetiva-se que os estudantes, a partir da leitura de textos literários, tornem-se cidadãos reflexivos, críticos, capazes de transformar o meio em que vivem. Com o avanço da tecnologia, estímulos são recebidos a todo momento; as pessoas estão sempre conectadas ao mundo digital e às redes sociais, o que acaba gerando uma nova forma de absorver as informações recebidas. Dessa forma, esta pesquisa apresenta um referencial teórico que visa trazer respostas acerca de como estimular o gosto pela leitura por meio da literatura digital, tornando os textos literários mais atrativos para o jovem de hoje. Pensando nas dificuldades apresentadas pelos professores de Língua Portuguesa de escolas municipais em despertar nos estudantes o gosto pela leitura, sugere-se a aplicação de Sequências Didáticas com base na introdução de literatura digital no cotidiano escolar, A intenção é a de que a literatura digital, com todas as ferramentas que utiliza, seja uma forma de despertar prazer nos estudantes pelo ato de ler. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, pois almeja conhecer a parte teórica para que se possa sugerir formas de tornar o ensino aprendizagem de literatura cativante. Com relação à importância da leitura e da literatura, os principais autores utilizados como base para esta pesquisa foram Rildo Cosson (2011), Marisa Lajolo (2018) e Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1988), autoras que contribuíram também em itens como a função da escola e do perfil do leitor. No que diz respeito aos tipos de leitor e à utilização de tecnologias, recorreu-se à Lúcia Santaella (2013) e à Base Nacional Comum Curricular (2018). O termo Sequência Didática (SD) foi conceituado a partir de Dolz et al. (2004) e a metodologia escolhida para as SDs elaboradas foram pensadas aplicando-se a perspectiva rizomática, proposta por Silvio Gallo (2003). As SDs sugeridas foram formuladas com a utilização de literaturas digitais concebidas pelos autores Marcelo Spalding e Sérgio Capparelli. O resultado foram duas SDs propostas, uma para turmas de 6° e 7° Anos e outra para 8° e 9° Anos, as quais podem contribuir para a quebra de paradigma de que os estudantes não se interessam pelo ato de ler literatura. A partir da utilização de literatura digital, é possível que eles percebam que esse tipo de leitura é capaz de proporcionar momentos de muita diversão e reflexão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_54.pdf20,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.