Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKossovski, Suzana Toledo-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:11:58Z-
dc.date.available2021-06-12T00:11:58Z-
dc.date.issued2020-09-02-
dc.identifier.citationKOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948pt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleUma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_53.pdf17,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.