Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Kossovski, Suzana Toledo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T00:11:58Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T00:11:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.citation | KOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Lobato, Monteiro, 1882-1948 | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Electronic games | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012). | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee1 | Bertucci, Roberlei Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee3 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_53.pdf | 17,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.