Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
Título: Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil
Autor(es): Kossovski, Suzana Toledo
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Jogos educativos
Jogos eletrônicos
Ensino - Metodologia
Lobato, Monteiro, 1882-1948
Children's literature
Educational games
Electronic games
Teaching - Methodology
Data do documento: 2-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOSSOVSKI, Suzana Toledo. Uma proposta didática de integração entre mundo digital e literatura infantojuvenil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O presente trabalho versa sobrea integração entre Literatura Infantojuvenil e Cultura Digital, com o objetivo de oferecer recursos para tornar a leitura de autores clássicos mais atrativa aos jovens. Inicia-se com a consideração das disposições da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os recursos do mundo digital. Em seguida, a fim de ilustrar a abordagem, optou-se pela obra “A reforma da Natureza”, de Monteiro Lobato, que serviu de base para os exercícios. Nela, a personagem Emília questiona tudo a sua volta, propondo alterações na própria natureza (questão que pode ensejar boas discussões em classe). Oferecemos exemplos de conteúdo virtual já disponível para enriquecer a leitura da obra, levando em conta a faixa-etária dos alunos e o atual contexto pandêmico que o mundo atravessa. Para que a integração com a obra selecionada se efetivasse, propusemos duas atividades em meio digital, uma por meio do aplicativo “Kahoot”, e outra através do aplicativo Mentimeter. No referencial teórico, o trabalho se aproxima de discussões atuais sobre o ensino e o mundo digital, tal como proposta na BNCC (BRASIL, 2018) e na bibliografia da área, sobretudo nos comentários de Gregorin Filho (2011), Barton e Lee (2015) e Zilberman (2012).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25206
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_53.pdf17,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.