Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25203
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Camargo, Samuel de | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-12T00:01:28Z | - |
dc.date.available | 2021-06-12T00:01:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-01 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Samuel de. Monteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporânea. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25203 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos na literatura | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Lobato, Monteiro, 1882-1948 | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.subject | Prejudices in literature | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.title | Monteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporânea | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Monteiro Lobato é considerado pela academia o precursor da Literatura Infantojuvenil no Brasil, o marco da literatura como arte e não com a visão pedagogizante. No entanto, recentemente, foi alvo de polêmica por conter expressões racistas e uma visão eugenista. Portanto, a presente pesquisa pretende, como objetivo, analisar quais são os motivos da inadequação das obras de Monteiro Lobato na sala de aula, buscando não esgotar o tema da literatura infantojuvenil lobatiana, mas sim, analisar as contribuições do autor e as justificativas apresentadas ao Poder Judiciário para a censura e/ou exclusão do autor das salas de aulas e se elas se justificam ou, se em seus textos, o autor busca representar a ideologia social de seu tempo. Problematiza-se, portanto, qual a coerência do discurso para a censura ao autor? Para isso, baseia-se nas contribuições de Lajolo e Ceccantini (2009), Júnior; Nascimento e Eisenberg (2013) Alves Filho (2016), Romano (2010) e Rodrigues Junior (2007), entre outros estudiosos. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Marcelo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_49.pdf | 15,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.