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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Samuel de-
dc.date.accessioned2021-06-12T00:01:28Z-
dc.date.available2021-06-12T00:01:28Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.citationCAMARGO, Samuel de. Monteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporânea. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25203-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPreconceitos na literaturapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLobato, Monteiro, 1882-1948pt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectPrejudices in literaturept_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.titleMonteiro Lobato entre preconceitos e contribuições: a utilização do autor na educação básica contemporâneapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoMonteiro Lobato é considerado pela academia o precursor da Literatura Infantojuvenil no Brasil, o marco da literatura como arte e não com a visão pedagogizante. No entanto, recentemente, foi alvo de polêmica por conter expressões racistas e uma visão eugenista. Portanto, a presente pesquisa pretende, como objetivo, analisar quais são os motivos da inadequação das obras de Monteiro Lobato na sala de aula, buscando não esgotar o tema da literatura infantojuvenil lobatiana, mas sim, analisar as contribuições do autor e as justificativas apresentadas ao Poder Judiciário para a censura e/ou exclusão do autor das salas de aulas e se elas se justificam ou, se em seus textos, o autor busca representar a ideologia social de seu tempo. Problematiza-se, portanto, qual a coerência do discurso para a censura ao autor? Para isso, baseia-se nas contribuições de Lajolo e Ceccantini (2009), Júnior; Nascimento e Eisenberg (2013) Alves Filho (2016), Romano (2010) e Rodrigues Junior (2007), entre outros estudiosos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee3Lima, Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
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