Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Sabrina Aparecida Romano da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T22:57:20Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T22:57:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Sabrina Aparecida Romano da. Redação do ENEM: histórico, caracterização e análise. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25202 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Textos - Gênero | pt_BR |
dc.subject | Textos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Textos - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Escritos de adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Texts - Gender | pt_BR |
dc.subject | Texts - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Texts - Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Teenagers' writings | pt_BR |
dc.title | Redação do ENEM: histórico, caracterização e análise | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de especialização tem como foco a redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo principal é analisar as características dessa redação e dos documentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que embasam sua produção, a fim de encontrarmos certas regularidades na materialização desse gênero que possam nortear sua tessitura modelar. Antes, contudo, estabeleceremos as diferenciações entre tipo e gênero, a fim de determinarmos, com o endosso de alguns teóricos, a localização da redação do ENEM como um gênero textual. Este trabalho, em especial, acrescenta à discussão acerca do tema, algumas discussões acerca do processo histórico da consolidação do gênero redação do ENEM; a caracterização de aspectos estruturais, linguísticos e de recursos estéticos e argumentativos da redação, a partir de duas análises principais: a primeira é a análise das cinco competências de avaliação, detalhadas em material de leitura exclusivo de avaliadores; a segunda, a análise crítica das redações nota mil, tidas como modelares, publicadas e comentadas nas Cartilhas do participante. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Rohling, Nívea´ | - |
dc.contributor.referee3 | Prim, Cristina de Souza | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_48.pdf | 55,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.