Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25201
Título: Artigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didática
Autor(es): Barbosa, Paulo Roberto
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Textos - Gênero
Ensino - Metodologia
Escrita - Estudo e ensino
Linguagem e cultura
Texts - Gender
Teaching - Methodology
Writing - Study and teaching
Language and culture
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARBOSA, Paulo Roberto. Artigo de opinião: ensinar a produção textual por meio de sequência didática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho apresenta enquanto tema uma proposta de ensino do gênero textual artigo de opinião por meio de sequência didática. Sobre tal assunto o problema de pesquisa é: como ensinar a produção escrita por meio do gênero artigo de opinião e da sequência didática? Elegeu-se como objetivo geral problematizar a sequência didática por meio do gênero textual artigo de opinião. A fim de resolver tal meta, os seguintes objetivos específicos foram elaborar uma sequência didática para ensinar a produção escrita e possibilitar o percurso de revisão e reescrita de um artigo de opinião. A justificativa para o trabalho fundamenta-se no fato de acreditar que o gênero artigo de opinião é capaz de atender às necessidades dos alunos em situações escolares ou extraescolares habituais, nas quais eles se defrontam com uma situação de ação de linguagem em que devem se posicionar e argumentar, diante de um determinado tema. Levamos em consideração as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004). A metodologia empregada para realização destes objetivos é propor um percurso de revisão e reescrita do texto opinativo. Os principais resultados apontam a relevância em ensinar a produção de texto na escola visando à busca de novos caminhos para o aprender.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25201
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_III_2020_47.pdf11,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.