Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25200
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Nivea Mesquita Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T22:51:44Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T22:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Nivea Mesquita Ferreira. A valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25200 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Identidade social na literatura | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Penteados afro | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Group identity in literature | pt_BR |
dc.subject | Children - Ethnic identity | pt_BR |
dc.subject | Hairdressing of Blacks | pt_BR |
dc.title | A valorização da identidade étnico-cultural na literatura infantil: análise das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara) | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem na primeira infância nos possibilita construir ações que favoreçam o desenvolvimento individual e social das crianças, assim, nosso papel enquanto educadores é trazer referências importantes para a formação dos alunos. O trabalho com a leitura literária estabelece, além de práticas de cultura leitora, uma oportunidade de nos aprofundarmos em questões culturais, políticas e identitárias que favoreçam a construção de identidades, sendo uma delas a identidade negra. Por meio dos livros literários temos a possibilidade de apresentar experiências étnico-culturais que implicarão significativamente na formação identitária das crianças. Sendo assim, a literatura infantil transforma e desenvolve a capacidade intelectual das crianças, correspondendo em alguns momentos às suas expectativas e ampliando sua criticidade. A partir da análise apresentada, podemos observar como o trabalho com as obras de literatura infantil contribuem para que os alunos valorizem a identidade étnica e cultural por meio da beleza da criança negra, atribuindo sentido e significados à sua existência. Assim, o objeto de análise dessa pesquisa está ancorado na literatura infantil, por meio das obras “Meu crespo é de rainha” (bell hooks) e “O cabelo de Cora” (Ana Zarco Câmara) para evidenciar como a literatura na primeira infância é importante para identificarmos diferenças e semelhanças a fim de buscar um reconhecimento da diversidade étnica e cultural e como esta se relaciona na produção de identidades. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee2 | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
dc.contributor.referee3 | Franz, Marcelo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_46.pdf | 45,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.