Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25197
Título: | A literatura de cordel no ensino da língua portuguesa |
Autor(es): | Lopes, Maria Elizete |
Orientador(es): | Franz, Marcelo |
Palavras-chave: | Literatura de cordel Língua Portuguesa - Estudo e ensino Leitura - Estudo e ensino Oralidade na literatura Chapbooks Portuguese language - Study and teaching Reading - Study and teaching Orality in literature |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LOPES, Maria Elizete. A literatura de cordel no ensino da língua portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A presente pesquisa que tem como título “A Literatura de Cordel no ensino da Língua Portuguesa" tem como objetivo pesquisar a Literatura de Cordel, pontuando sua história e suas características no cenário brasileiro como tipo de texto com influência cultural nordestina, elencando autores e apresentando como fonte de pesquisa que desenvolve a leitura e a oralidade. A pesquisa apresenta uma abordagem teórica realizada por meio de pesquisa bibliográfica em textos e autores que discorrem sobre o assunto e será dividida em três partes. Na primeira parte discute-se sobre a importância da diversidade de textos para desenvolvimento da leitura e da escrita do aluno, ressaltando a literatura de cordel; na segunda parte apresenta-se a origem e características da literatura de cordel, elenca-se os principais escritores cordelistas e apresenta-se a Academia Brasileira de Literatura de Cordel – ABLC, que reúne em seu acervo expoentes cordelísticos e uma vasta coletânea de textos. Na terceira parte, pontua-se sobre o trabalho do professor de língua portuguesa com a literatura de cordel, que auxilia e incentiva a aprendizagem do aluno. Conclui-se a pesquisa ressaltando que o cordel é um texto poético e de linguagem simples, que representa o imaginário ou o real e suas manifestações culturais, com suas características próprias. Teve sua ascensão na região nordeste e deve fazer parte da coletânea de textos que o professor apresenta na sala de aula para desenvolver a leitura e a oralidade dos alunos. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25197 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_43.pdf | 13,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.