Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Baía, Maria Ivete Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T22:05:07Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T22:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-05 | - |
dc.identifier.citation | BAIA, Maria Ivete Lopes. Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Textos - Gênero | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Texts - Gender | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher-student relationships | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa cujo tema é: Trabalho com tipologia e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, tem como objetivo diferenciar a tipologia textual dos gêneros textuais, conteúdo trabalhado na disciplina de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, que incentiva o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula, e procura responder à questão; se depois de mais de vinte anos de publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam que o ensino de língua portuguesa seja pensado através do trabalho com gêneros textuais, por que ainda vemos falta de clareza desta diferença em materiais produzidos atualmente? A pesquisa apresenta a abordagem teórica/qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, e será dividida em duas partes. Na primeira parte define-se tipos textuais e gêneros textuais, tomando por base autores, documentos e textos sobre o assunto, sendo que gêneros textuais são constituídos culturalmente e se intensificam com o passar do tempo, enquanto tipos textuais se resumem a seis a nove tipos. Na segunda parte apresenta-se a coleta de dados com relatos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que descrevem sobre o trabalho com textos na sala de aula, apresentando a análise da pesquisa. Conclui-se a pesquisa enfatizando sobre o trabalho do professor com o assunto, lembrando que para o aluno adquirir o conhecimento, o professor age como mediador da aprendizagem, que se inicia com a leitura e a escrita, tendo como estímulo a diversidade textual. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franz, Marcelo | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee2 | Franz, Marcelo | - |
dc.contributor.referee3 | Prim, Cristina de Souza | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_42.pdf | 9,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.