Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196
Título: | Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Baía, Maria Ivete Lopes |
Orientador(es): | Franz, Marcelo |
Palavras-chave: | Textos - Gênero Língua Portuguesa - Estudo e ensino Professores e alunos Escrita Texts - Gender Portuguese language - Study and teaching Teacher-student relationships Writing |
Data do documento: | 5-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BAIA, Maria Ivete Lopes. Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa cujo tema é: Trabalho com tipologia e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, tem como objetivo diferenciar a tipologia textual dos gêneros textuais, conteúdo trabalhado na disciplina de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, que incentiva o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula, e procura responder à questão; se depois de mais de vinte anos de publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam que o ensino de língua portuguesa seja pensado através do trabalho com gêneros textuais, por que ainda vemos falta de clareza desta diferença em materiais produzidos atualmente? A pesquisa apresenta a abordagem teórica/qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, e será dividida em duas partes. Na primeira parte define-se tipos textuais e gêneros textuais, tomando por base autores, documentos e textos sobre o assunto, sendo que gêneros textuais são constituídos culturalmente e se intensificam com o passar do tempo, enquanto tipos textuais se resumem a seis a nove tipos. Na segunda parte apresenta-se a coleta de dados com relatos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que descrevem sobre o trabalho com textos na sala de aula, apresentando a análise da pesquisa. Conclui-se a pesquisa enfatizando sobre o trabalho do professor com o assunto, lembrando que para o aluno adquirir o conhecimento, o professor age como mediador da aprendizagem, que se inicia com a leitura e a escrita, tendo como estímulo a diversidade textual. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_42.pdf | 9,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.