Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25195
Título: | Histórias e culturas indígenas nos livros didáticos de língua portuguesa |
Autor(es): | Nunc-Nfôonro, Maria Elis |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Livros didáticos Língua Portuguesa - Estudo e ensino Estudantes do ensino fundamental - Blumenau (SC) Povos indígenas Textbooks Portuguese language - Study and teaching School children - Blumenau (SC) Indigenous peoples |
Data do documento: | 10-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | NUNC-NFOONRO, Maria Elis. Histórias e culturas indígenas nos livros didáticos de língua portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Este trabalho acadêmico propõe uma abordagem dos Livros Didáticos utilizados nas escolas municipais de Blumenau - SC, e verificar o trabalhado realizado sob a lei 11645/08. A citada lei obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas e em diferentes disciplinas. Nesse sentido, utilizamos na pesquisa a análise da abordagem presente em Livros Didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) trabalhado em sala de aula, no município de Blumenau. Ressaltamos, neste trabalho, a temática indígena apenas. Ao nos debruçarmos sobre o material didático, observamos nesse o limitado espaço destinado às diversas etnias indígenas que contribuíram para a constituição cultural dos brasileiros. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25195 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_41.pdf | 16,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.