Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194
Título: | A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Rigoni, Maria Elisabete |
Orientador(es): | Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
Palavras-chave: | Leitura Leitores - Reação crítica Língua Portuguesa - Estudo e ensino Estudantes do ensino fundamental Base Nacional Comum Curricular Reading Reader-response criticism Portuguese language - Study and teaching School children |
Data do documento: | 3-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RIGONI, Maria Elisabete. A prática da leitura na BNCC: um olhar sobre a proposta para o 5° ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | A escola exerce um papel fundamental na formação cognitiva dos alunos e é sua função prepará-los para as práticas sociais e o exercício da cidadania. A aula de Língua Portuguesa é um lugar privilegiado para cultivar a formação crítica e consciente do sujeito como ser social. As práticas de linguagem, definidas pela Base Nacional Comum Curricular como multissemióticas, interativas e voltadas para os diferentes objetivos da convivência social, podem ser instrumentos de inclusão, meio pelo qual o sujeito interage, com os demais, expressa seus pensamentos e opiniões, transforma-se e transforma a sociedade. No caso específico da leitura, a BNCC destaca a leitura crítica e a importância do desenvolvimento de habilidades que são imprescindíveis para a compreensão da realidade que foi transformada pelas novas tecnologias, como ocorre com a necessidade de haver uma curadoria competente das fontes de informação para lidar crítica e responsavelmente com as fake news. Esse trabalho visa analisar a leitura como prática de linguagem em Língua Portuguesa para o 5° ano do Ensino Fundamental, nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e os eixos correspondentes para o primeiro bimestre, apresentando práticas pedagógicas para a leitura nos campos da Vida Cotidiana e Artístico-Literário e respectivos eixos, estabelecendo-se uma articulação entre os gêneros textuais apresentados na Base. Conclui-se que, tendo em vista o conteúdo da pesquisa, os objetivos propostos foram alcançados, levando a uma análise e reflexão da importância da leitura como prática da linguagem em Língua Portuguesa, no 50 ano do Ensino Fundamental I. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25194 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_40.pdf | 29,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.