Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Eskelsen, Luciana Kroenke | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T21:30:01Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T21:30:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
dc.identifier.citation | ESKELSEN, Luciana Kroenke. A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25192 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Computer literacy | pt_BR |
dc.subject | Digital culture and society | pt_BR |
dc.subject | Shared virtual environments | pt_BR |
dc.title | A leitura em contexto de cibercultura: deslocando papéis, relações e práticas | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de leitura em ambientes digitais. A transformação dos textos e o seu deslocamento para um novo espaço de leitura, a tela e, consequentemente, o perfil do leitor e as práticas leitoras na cibercultura. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa a fanfiction interativa, um gênero textual contemporâneo, produzido por fãs leitores e disponibilizado na internet por sites de compartilhamento. Trata-se de pesquisa qualitativo-interpretativista, cujo arcabouço teórico metodológico se apoia nos estudos de autores, como Soares, Rojo e Santaella para conceitualização da leitura, o perfil do leitor contemporâneo, o deslocamento e novas práticas de leitura na cultura digital. Além de ancorar-se nas quatro dimensões, agenciamento, divergência, multimodalidade e conceitualização, de Cope e Kalantzis, para a análise da fanfiction como materialização de práticas de leitura em ambientes virtuais. Verificou-se que os avanços tecnológicos propiciaram transformações significativas nos textos com a combinação de diversos recursos multimodais/multissemiótico, aos quais associados a interatividade produzida pelas mídias digitais contemporâneas, promoveram práticas leitoras diferenciadas e deslocaram o perfil do leitor, de um receptor passivo nas antigas mídias para um leitor/ autor /coautor nas novas mídias. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee1 | Remenche, Maria de Lourdes Rossi | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Prim, Cristina de Souza | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_38.pdf | 17,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.