Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Galdino, Livia Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T21:27:30Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T21:27:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | GALDINO, Livia Ferreira. Práticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25191 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Avaliação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reading comprehension | pt_BR |
dc.subject | Reader-response criticism | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - Evaluation - Methodology | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura no livro didático "Se Liga na Língua - Leitura, Produção de Texto e Linguagem": uma análise do processo inferencial | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os resultados de avaliações externas, como Prova Brasil e PISA (Programa Nacional de Avaliação de Estudantes), evidenciam um baixo nível de proficiência leitora em alunos da Educação Básica. A leitura, como processo cognitivo e interacional, carece de um leitor ativo que seja capaz de ler o texto para além da decodificação da escrita. Nesse sentido, é necessário o ensino de estratégias de leitura que mobilizem habilidades de compreensão leitora, não se limitem apenas à superfície textual, e sim, levem o aluno a adicionar informações ao texto baseado em seus conhecimentos prévios, num processo inferencial. A presente pesquisa visa analisar e refletir sobre as atividades de compreensão textual que demandam o uso de inferências em um livro didático de Língua Portuguesa direcionado ao 7o Ano do Ensino Fundamental, por entender que esse instrumento pedagógico é muito utilizado pelo professor em seu planejamento. Para embasar esse trabalho, foram levantadas algumas teorias fundamentadas na concepção de leitura enquanto processo interativo. Adotamos, para a análise do material didático – corpus da pesquisa, a perspectiva de natureza qualitativa, por entendermos ser uma metodologia que nos ajuda a compreender as atividades relacionadas à leitura, e também quantitativa, já que para se chegar a uma conclusão foi preciso quantificar as questões que incentivavam a inferência. Os resultados mostraram que as atividades que demandam o uso de inferências de diferentes tipos, do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) analisado, são poucas em relação às questões que visam estimular o aluno a atentar-se à estrutura do texto, necessitando, assim, que o docente, de posse dos conhecimentos dos processos envolvidos na leitura, propicie esse desenvolvimento por meio de atividades complementares. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luciana Pereira da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_37.pdf | 14,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.