Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Lauriana Marcondes Hübl | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T21:23:09Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T21:23:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Lauriana Marcondes Hubl. A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Preconceitos | pt_BR |
dc.subject | Cultura - Brasil - Influências africanas | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | Blacks - Race identity | pt_BR |
dc.subject | Prejudices | pt_BR |
dc.subject | Culture - Brasil - African influences | pt_BR |
dc.title | A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC) | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No ano de 2012, com a implementação do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Ministério da Educação distribuiu para as escolas públicas um novo acervo de obras, buscando incentivar a leitura e a formação de bons leitores. Partindo da observação dessas obras, a presente pesquisa busca analisar os livros que têm como tema a cultura africana e como o trabalho pedagógico é desenvolvido em sala de aula a partir desse material. Almejamos, com este trabalho, contribuir para as discussões sobre educação das relações étnico-raciais, mas também perceber como a literatura pode fazer parte do processo de reconhecimento identitário. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcelo Fernando de | - |
dc.contributor.referee2 | Franz, Marcelo | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Maurini de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_36.pdf | 19,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.