Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190
Título: | A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC) |
Autor(es): | Ribeiro, Lauriana Marcondes Hübl |
Orientador(es): | Lima, Marcelo Fernando de |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Negros - Identidade racial Preconceitos Cultura - Brasil - Influências africanas Children's literature Blacks - Race identity Prejudices Culture - Brasil - African influences |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RIBEIRO, Lauriana Marcondes Hubl. A presença da literatura africana no processo de alfabetização e letramento (Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa - PNAIC). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | No ano de 2012, com a implementação do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Ministério da Educação distribuiu para as escolas públicas um novo acervo de obras, buscando incentivar a leitura e a formação de bons leitores. Partindo da observação dessas obras, a presente pesquisa busca analisar os livros que têm como tema a cultura africana e como o trabalho pedagógico é desenvolvido em sala de aula a partir desse material. Almejamos, com este trabalho, contribuir para as discussões sobre educação das relações étnico-raciais, mas também perceber como a literatura pode fazer parte do processo de reconhecimento identitário. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25190 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_36.pdf | 19,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.