Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25187
Título: | A percepção da morte no simbolismo brasileiro: análise e construção imagética de sentidos |
Autor(es): | Viana, Karina Caetano da Silva |
Orientador(es): | Lima, Marcelo Fernando de |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino Análise Linguística Ensino - Metodologia Simbolismo na literatura Morte na literatura Literature - Study and teaching Linguistic analysis (Linguistics) Teaching - Methodology Symbolism in literature Death in literature |
Data do documento: | 19-Set-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | VIANA, Karina Caetano da Silva Viana. A percepção da morte no simbolismo brasileiro: análise e construção imagética de sentidos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma possibilidade de construção de sentidos dos discursos poéticos, com o objetivo de verificar a percepção do fenômeno da morte no Simbolismo brasileiro. A partir de poemas escolhidos da Antologia da Poesia Simbolista e Decadente Brasileira organizada por Francine Ricieri (2007), propõe por meio da análise Linguística e da Poética de Jakobson (1974), a investigação de recursos linguísticos e literários da arte verbal nos poemas por meio da leitura. Observando as ocorrências no processo de produção e leitura dos discursos, este trabalho também tem a tarefa de auxiliar no entendimento dos mecanismos que permeiam os discursos, tais como propósito comunicacional, funções da linguagem, estilística, contexto de veiculação e recepção do texto, entre outros aspectos. Norteado sobretudo pelos princípios da Linguística e Literatura. Nesse sentido, a pesquisa objetiva também contribuir para o enriquecimento escolar de análise e interpretação de textos literários no Ensino Médio, porque fornece reflexões de como, enquanto professores e alunos, podemos investigar o processamento das imagens do mundo na linguagem, e a maneira como essas imagens podem ser exteriorizadas por meio verbal e artístico, amparada pela norteadora educacional Base Nacional Comum Curricular. Reflete, portanto, o propósito de explicar as possibilidades de assimilação discursiva por meio das imagens mentais, apresentando princípios da linguística cognitiva e psicolinguística que embasam teoricamente a explicação de como a linguagem, além de ser usada para comunicar, pode estar a serviço da expressão artística para exteriorizar percepções de fenômenos naturais como morte. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25187 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_33.pdf | 27,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.