Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, José Ricardo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T16:57:52Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11T16:57:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Ricardo da. A abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25179 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Análise Linguística | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Linguistic analysis (Linguistics) | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Grammar | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.title | A abordagem gramatical no contexto das atuais demandas para o ensino de língua | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Na raiz da dificuldade das escolas brasileiras em formar alunos proficientes em leitura e escrita, aptos a interagir plenamente nas diversas situações de comunicação a que são frequentemente expostos em uma sociedade letrada, estaria a forma equivocada como o ensino de língua vem sendo sistematicamente praticado – uma abordagem por meio de atividades voltadas basicamente para o ensino de gramática a partir de unidades mínimas, descontextualizadas, que vão da palavra ao período, mas sem chegar ao texto. Há muito se afirma a necessidade de uma mudança nessa postura, por meio da adoção de um ensino em que a gramática seja trabalhada de forma contextualizada e reflexiva, no interior das práticas de leitura e de escrita. É nesse contexto que surgem as propostas de Análise Linguística (AL) de base interacionista e, como tal, concebidas com o fim de promover a reflexão sobre os recursos linguísticos e sobre as estratégias discursivas, com foco nos usos da linguagem (MENDONÇA, 2006). É dessas ideias que os currículos nacionais oficiais buscam se apropriar, como forma de resposta à demanda pelo desenvolvimento satisfatório da competência sociocomunicativa dos alunos. Assim, ao apresentar seu projeto pedagógico como integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção Tecendo linguagens assume também a concepção interacionista da língua como a teoria subjacente à organização das suas atividades. O objetivo desse trabalho é, nesse sentido, verificar se as atividades em um dos capítulos da coleção de fato são organizadas sob o viés interacionista e, portanto, eficazes para promover a reflexão sobre os usos da língua. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Andréia de Fatima Rutiquewiski | - |
dc.contributor.referee2 | Floripi, Simone Azevedo | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luciana Pereira da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_III_2020_31.pdf | 33,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.